quinta-feira, 29 de maio de 2014

Importante

Dia 06/06/14 - Reunião Pedagógica
Não haverá atendimento
 
Dia 07/06/14 - Dia da Família/Festa Junina (11:00 hs - 17:00 hs)
 
Dia 09/06/14 - Reunião Geral de Pais - 16:00 hs

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Portaria 2995 de 16/05/2014

Dispõe sobre a participação dos Centros de Educação Infantil da Rede Direta e dos Centros de Educação Infantil/Creches da Rede Indireta e Conveniada na organização das Unidades-Polo que funcionarão no período de recesso escolar, previsto para o período de junho e julho de 2014.
O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais e CONSIDERANDO:
- o disposto na Lei nº 15.625, de 19/09/12, que dispõe sobre a elaboração do Calendário anual de atividades das unidades escolares do Município de São Paulo e cria os polos de atendimento aos alunos matriculados nos Centros de Educação Infantil que dele necessitarem;
-a necessidade de envolver todas as Unidades de Educação Infantil na organização das Unidades- Polo, no período de recesso escolar;
- a obrigatoriedade legal de ofertar o atendimento ininterrupto  às crianças de zero a três anos de idade, cujas famílias comprovadamente necessitem desse serviço;
RESOLVE:
Art. 1º - Os Centros de Educação Infantil/Creches da Rede Indireta e Conveniada em conjunto com os Centros de Educação Infantil da Rede Direta serão definidos como Unidades-Polo, para atendimento ininterrupto às crianças de zero a três anos de idade, cujas famílias, comprovadamente, necessitem desse serviço durante o recesso escolar previsto para o período de 12/06/2014 a 11/07/14.
§ 1º - Os Centros de Educação Infantil da Rede Indireta e Conveniada deverão incluir no seu Plano de Trabalho o seu funcionamento como Polo de Atendimento.
§ 2º - No período referido no caput deste artigo, a Unidade designada como Polo de Atendimento, nos termos da Lei nº 15.625/12, poderá atender crianças de outras unidades da região que não as que estão regularmente matriculadas, desde que não ultrapasse o número de crianças efetivamente matriculadas até o mês anterior, na referida Unidade.
§ 3º - Visando a acomodação da demanda, poderá ser admitida a formação de agrupamentos mistos, observado o número de crianças estabelecido por agrupamento e prévia autorização da Diretoria Regional de Educação – DRE.
§ 4º - O período de recesso dos Professores de Educação Infantil e dos Auxiliares de Desenvolvimento Infantil deverá observar o estabelecido no § 1º do art. 3º da Portaria SME nº 6.448, de 14/11/13 e o § 2º do art. 4º da Portaria SME nº 6.447, de 14/11/13.
Art. 2º - A organização do trabalho dos Professores de Educação Infantil e dos Auxiliares de Desenvolvimento Infantil durante o período compreendido entre 12/06/2014 e 11/07/2014 deverá ser dividida em duas quinzenas, sendo a primeira de 12/06/2014 a 26/06/2014 e a segunda de 27/06/2014 a 11/07/2014.
Art. 3º - As Diretorias Regionais de Educação, considerando as especificidades da região, deverão organizar o período do recesso escolar optando por uma das possibilidades abaixo discriminadas:
I – Definição de períodos de 15 (quinze) dias durante os quais parte das unidades educacionais de sua região deverão se manter em atendimento.
II – Manutenção da abertura dos CEIs - Centros de Educação Infantil/Creches, com funcionamento de parte do seu quadro de docentes.
III – Atendimento por meio da organização combinada das possibilidades referidas nos incisos I e II, caso necessário.
Art. 4º - Os Centros de Educação Infantil da Rede Direta, Indireta e Conveniada deverão dar publicidade aos pais/responsáveis quanto à possibilidade desse atendimento.
Art. 5º - A indicação das Unidades Educacionais designadas como Polos de Atendimento, caberá as Diretorias Regionais de Educação a serem divulgados no Diário Oficial da Cidade de São Paulo – DOC.
Art. 6º - Os casos omissos e excepcionalidades serão resolvidos pela Diretoria Regional de Educação, ouvida, se necessário, a Secretaria Municipal de Educação.
Art. 7º - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Publicado no DOC de 17/05/2014 pagina 15

quinta-feira, 15 de maio de 2014

A importância de lavar as mãos

Lavar as mãos frequentemente e da maneira correta é uma das principais formas de evitar inúmeras doenças. Diarreia, hepatite, gripe e infecções intestinais são algumas das doenças que podem ser evitadas pelo simples hábito de lavar as mãos. A água é capaz de prevenir doenças que ainda hoje causam milhões de mortes em todo o mundo. É importante lavar as mãos antes e depois das refeições, após as idas ao banheiro, ao chegar da rua e depois do contato com objetos sujos.
Passos básicos para lavar as mãos corretamente:

1 - Molhe as mãos com água e aplique o sabonete;
2 - Ensaboe as mãos, esfregando uma na outra;
3 - Esfregue a palma de uma das mãos nas costas da outra, entrelaçando os dedos, e vice-versa;
4 - Entrelace as mãos e esfregue bem os espaços entre os dedos;
5 - Enxague bem as mãos com água
6 - Seque as mãos com papel toalha. E utilize-o para fechar a torneira.

terça-feira, 13 de maio de 2014

O começo da horta

As garrafas plásticas podem ser reaproveitadas para cultivar vegetais de pequeno porte e temperos, presas em muros e paredes.
Com a iniciativa de Tania Regina, seguem algumas fotos do início dos trabalhos.