segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Cuidados com o Bebê


A primeiríssima infância, fase que vai da gestação aos três anos do bebê, é um período determinante para o desenvolvimento saudável do ser humano. Nessa idade, a criança é mais frágil e possui pouca capacidade para reconhecer e sair de situações perigosas, por isso, depende quase que totalmente dos cuidados e atenção constantes de um adulto. Diariamente, no Brasil, 5 crianças de zero a quatro anos morrem e outras 90 são internadas em estado grave em decorrência de acidentes. Esses incidentes podem acontecer em diversas situações do dia a dia. Por isso, é muito importante se informar sobre o que pode representar um risco ao bebê e agir preventivamente. Confira algumas dicas que podem te ajudar nessa tarefa.

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Início das aulas


Horário de atendimento as crianças de 2ª a 6ª feira em período integral (10 horas) das 7:00 às 17:00 hs.
Início das atividades: 04/02/2019.
Entrada das crianças: 7:00 - 7:30 hs. 
Saída das crianças: 16:30 - 17:00 hs.

1° Reunião Geral de Pais e Conselho de Escola: 11/02/2019 – 16:00 hs.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Entenda o que são acidentes


Os acidentes são hoje a principal causa de morte de crianças e adolescentes de um a 14 anos no Brasil. Todos os anos, aproximadamente 3,8 mil meninos e meninas brasileiros de zero a 14 anos morrem e outros 117 mil são internados em estado grave por motivo acidental. Esses números são preocupantes e, devido a isso, os acidentes são considerados uma questão de saúde pública.
Porém, estudos armam que 90% desses casos podem ser evitados com medidas simples de prevenção, como mudança de comportamento ou adaptação de um ambiente.
Entenda um pouco mais sobre o que são acidentes com crianças, suas causas e como evitá-los.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Como solicitar uma vaga na educação infantil?


A solicitação de vagas para a Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino pode ser feita em qualquer unidade de Educação Infantil, em qualquer época do ano, para crianças de 0 a 5 anos completos até 31 de março.
- Crianças de 0 a 4 anos são cadastradas para vagas nos Centros de Educação Infantil (CEI)/ Creche;
- Crianças de 4 a 5 anos são cadastradas para vagas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI).
Clique e busque as escolas mais próximas de você

Para efetuar cadastro é necessário dirigir-se pessoalmente a uma Unidade Educacional com:
- Certidão de Nascimento ou RG da criança;
- Comprovante de endereço com CEP válido;
- Documento do responsável com foto (RG, RNE ou CNH);
- Número de telefone e e-mail para contato. 
Os dados da criança serão cadastrados no Sistema Informatizado da Secretaria Municipal de Educação (SME). O procedimento é o mesmo para todas as Unidades Educacionais.

Importante:
- O endereço cadastrado deve estar completo e correto, pois o sistema localizará uma vaga em uma Unidade Educacional próxima, em um raio de até 2 km do endereço cadastrado. 
- Os pais ou responsáveis poderão, caso haja interesse, fazer a indicação de preferência de Unidades Educacionais localizadas a mais de 2 km do endereço cadastrado. Para esses casos, a criança não terá direito à inclusão no Programa de Transporte Escolar Gratuito.

Atenção - O atendimento do Programa de Transporte Escolar Gratuito só ocorre para os estudantes matriculados nas EMEIs. Nos Centros de Educação Infantil / Creche não há este benefício em nenhuma situação. 
- Sempre que houver mudança de endereço ou telefone de contato, o responsável deverá dirigir-se a uma escola municipal para que seja providenciada a atualização. 
- O cadastro é único. Basta realizá-lo uma vez em qualquer unidade. A escola terá o prazo de até 48h para inserir a inscrição da criança no sistema on-line. O cadastro ficará válido para todas as Unidades Educacionais relacionadas no protocolo. O protocolo de inscrição deverá ser retirado pelos pais/responsável na Unidade Educacional em até 48h. 
- A criança terá a possibilidade de conseguir uma vaga entre as várias Unidades Educacionais próximas de seu endereço e, em cada uma delas, poderá ter uma classificação diferente. O sistema fará o encaminhamento para a Unidade com vaga disponível no agrupamento da faixa etária da criança, sempre respeitando a ordem de protocolo.

Depois do cadastro, como consultar a vaga?
- Indo até uma das Unidades Educacionais mais próximas ao endereço cadastrado portando o número do protocolo de cadastro ou dados completos da criança.
- Acessando o site http://filadacreche.sme.prefeitura.sp.gov.br/#/ja-esta-cadastrada
Digite o número do protocolo de cadastro ou dados da criança e depois clique em Pesquisar.
Após a busca, aparecerá a lista de Unidades que constam no Protocolo de Cadastro e a classificação da criança em cada uma das escolas.

Importante:
- Ao surgimento da vaga em uma das unidades cadastradas, a escola terá até três dias para entrar em contato por telefone com a família para efetivação da matrícula. 
- No caso de não existir interesse na vaga oferecida, o pai ou responsável deverá dirigir-se à unidade onde a vaga foi disponibilizada no prazo de 5 (cinco) dias a partir da convocação para formalizar a desistência. 
- Em casos de não comparecimento do pai ou responsável após o prazo de dez dias da data de encaminhamento para a Unidade Educacional pelo sistema, o cadastro será desativado automaticamente. 

Para esclarecer dúvidas, procure a Unidade Educacional ou entre em contato com o setor de Demanda Escolar da Diretoria Regional de Educação mais próxima. Veja aqui os contatos.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Um olhar muda tudo | Vídeo institucional | Criança Segura


Vídeo para a campanha sobre prevenção de acidentes infantis da Criança Segura - Safe Kids Brazil. Este projeto foi patrocinado pela Brazil Foundation.
Site: http://criancasegura.org.br/