quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Uso correto da máscara

Olá famílias!!!
Estamos diante de uma pandemia sem precedentes causada pela transmissão de um vírus que a ciência ainda está conhecendo porém, a cidade de São Paulo deve avançar para a fase verde de reabertura, ou seja, a penúltima fase do plano de flexibilização da quarentena, e faz com que os órgãos públicos se organizem e  planejem estratégias para a retomada das aulas presenciais. Independentemente da data a ser definida pela Secretaria Municipal de Educação, as ações serão embasadas a partir das orientações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da decisão do Comitê de Contingência COVID-19.
Diante disso, não podemos nos descuidar das precauções contra o coronavírus. A sugestão de hoje é apresentar para as crianças o uso correto da máscara em um formato mais leve, lúdico e divertido, que favoreça aprendizagens essenciais tais como o entendimento do papel social de se proteger e de proteger o outro, de compreender que atitudes adequadas minimizam a transmissão do vírus, salvam vidas, além de contribuir com toda a sociedade. 
Contudo, lembramos que segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a máscara se mostrou eficaz na prevenção da Covid-19, entretanto, não é recomenda nos casos de crianças com menos de 2 anos, que tenham algum problema respiratório ou neurológico incapacitante ao manuseio do uso adequado.
Sendo assim, os médicos dizem que as crianças tem dificuldades para usar a máscara, de modo que os adultos devem ajudá-las nessa adaptação sem gerar estresse.
Vamos assistir ao vídeo criado pela UNICEF: “Como a máscara protege você e sua família da Covid19”, com as medidas de prevenção ao coronavírus de uma maneira bem descontraída e prazerosa.
ESTAMOS COM SAUDADES!!! SE CUIDEM!!!
Beijos Professoras: Regiane e Cinthia
Indicação de leitura no Google Classroom.

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Túnel com caixa de papelão


Olá famílias ! Nós professoras Aline Pontes e Fabiana Marcia do Berçário II A estamos aqui para propor mais uma atividade divertida para os nossos bebês e crianças.

A sugestão de hoje é criar um túnel com caixas de papelão. 

Para essa atividade só serão necessárias algumas caixas.

Como fazer?

Primeiramente será necessário abrir todos os fundos das caixas e em seguida colocá-las como mostra a imagem, para que elas possam formar um túnel.

Essa brincadeira além de muito divertida tem o objetivo de desenvolver nos bebês as habilidades motoras básicas e estimular o engatinhar. 
Coloque o bebê em uma ponta do túnel e fique na outra chamando pelo nome ou chamando sua atenção com um brinquedo. 
Com as crianças maiores seu objetivo é desenvolver a coordenação motora, estimular a percepção espacial e faz com que a criança adquira noção de direção e localização.
Prontinho!!! Agora é só partir para a diversão. 
Ah... não se esqueçam de registrar esse momento único com os pequenos.
                                                                                             Fonte: Google Imagens

Indicação de leitura disponível no Google Classroom.

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Reunião Extraordinária Conselho de Escola

 

Para o atendimento da Instrução Normativa SME nº 33, de 25/09/2020 que Dispõe sobre Atividades Expressas no Art. 1º do Decreto nº 59.774 de 2020 pra Atendimento nas Unidades Educacionais da Rede Direta, Parceira e Particular.

Quando: 3a.feira dia 29 set.-11:00 horas 

Informações de participação: Entrar com o Google Meet

Todos os alunos, pais, responsáveis e funcionários do CEI VELEIROS receberam o convite enviado por e-mail com o link para a participação.

Instrumentos Musicais

Olá famílias e crianças!
Vamos construir dois instrumentos?




Indicação de leitura disponível no Google Classroom

sábado, 26 de setembro de 2020

Instrução Normativa SME nº 33 de 25/09/2020

DISPÕE SOBRE ATIVIDADES EXPRESSAS NO ART. 1º DO DECRETO Nº 59.774, DE 2020, PARA ATENDIMENTO NAS UNIDADES EDUCACIONAIS DA REDE DIRETA, PARCEIRA E PARTICULAR. 

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais e,

CONSIDERANDO: 

- o Decreto nº 59.283, de 2020, que declara situação de emergência no Município de São Paulo e define outras medidas para o enfrentamento da pandemia decorrente do coronavírus; 
- o Decreto nº 59.473, de 2020, que estabelece, nos termos do Decreto Estadual nº 64.994, de 2020, normas para o funcionamento de estabelecimentos de comércio e de serviços localizados na Cidade de São Paulo, dispondo sobre o procedimento, condições e diretrizes para a gradual retomada de atividades, em conformidade com as diretrizes do Governo Estadual; prorroga o prazo previsto no artigo 1º do Decreto Municipal nº 59.298, de 2020, que dispõe sobre o combate à pandemia de Coronavírus. 
- o Decreto nº 59.774, de 2020, que regulamenta as atividades de educação durante a pandemia do coronavírus na Cidade de São Paulo; 
- na conformidade do Protocolo contido na Portaria Pref. nº 605, de 2020
- na conformidade do Protocolo contido na Portaria Pref. nº 747, de 2020

RESOLVE: 

DISPOSIÇÕES GERAIS 

Art. 1º As atividades expressas no art. 1º do Decreto nº 59.774, de 2020, deverão atender os procedimentos estabelecidos nesta Instrução Normativa. 

Art. 2º A partir de 07/10/2020, as atividades extracurriculares, voluntárias e facultativas, poderão ser ofertadas enquanto o atendimento formal/autorizado estiver suspenso. 

Art. 3º Os protocolos sanitários deverão ser praticados a fim de assegurar a saúde dos profissionais e dos estudantes. 

Art. 4º A limitação máxima permitida é de 20% dos estudantes por turno.

UNIDADES EDUCACIONAIS DA REDE MUNICIPAL 

Art. 5º Aos estudantes da Rede Pública Municipal poderão ser ofertadas, preferencialmente, as seguintes atividades extracurriculares: 

a) atividades culturais; 
b) cursos de idiomas; 
c) atividades esportivas, exceto aquelas que demandem contato físico e organização coletiva; 
d) atividades de reforço escolar, preferencialmente de Língua Portuguesa e de Matemática. 
e) acolhimento; 
f) musicalização; 
g) contos literários; 
h) oficina de culinária; 
i) teatro de fantoches; 
j) exploração tátil/visual; 
h) atividades recreativas; 
l) atividades culturais. 

Paragrafo único: poderão acontecer atividades/projetos já aprovados no início do ano letivo ou que venham a ser escolhidos pela comunidade educativa. 

Art. 6º As Unidades Educacionais decidirão a pertinência em oferecer as atividades extracurriculares, no contraturno da aula regular do estudante e desde que assegurada

a) as condições para o cumprimento dos protocolos de saúde necessários para a presença de estudantes e demais profissionais; 
b) a utilização de Equipamento de Proteção Individual - EPIs aos estudantes e profissionais; 
c) a quantidade de docentes e de apoio em número suficiente para o atendimento aos estudantes; 
d) a limitação de 20% dos estudantes por turno; 
e) a permanência dos estudantes nas dependências das Unidades Educacionais fica limitada a no máximo por 02 (duas) horas diárias e 02 (dois) dias da semana. 
f) as indicações presentes no Protocolo de retorno às aulas presenciais produzido em conjunto com os educadores da Rede. 

Parágrafo único. Mediante a oferta de atividades extracurriculares, os integrantes da Equipe Gestora, exceto aqueles afastados nos termos do Decreto nº 59.755, de 2020 (teletrabalho), cumprirão Jornada de Trabalho regular e presencial distribuída por todos os dias da semana. 

Art. 7º O retorno às atividades previstas nesta Instrução Normativa será objeto de deliberação do Conselho de Escola e poderá ter início 07/10/2020 ou em 19/10/2020.

Parágrafo único: o retorno dos professores para a realização exclusiva das atividades extracurriculares se dará no dia 05/10/2020 ou 15/10/2020 para fins de organização das atividades. 

Art. 8º Caberá aos Presidentes dos Conselhos mencionados no art. 6º desta Instrução Normativa, convocar reunião extraordinária a ser amplamente divulgada à comunidade educativa para decidir sobre a oferta de atividades extracurriculares. 

Parágrafo único. A cópia da Ata lavrada por ocasião da reunião mencionada no caput deste artigo deverá ser enviada para homologação do Diretor Regional de Educação, contendo o número aproximado de estudantes participantes por turno e as atividades extracurriculares que serão disponibilizadas aos estudantes. 

Art. 9°. Caberá à Diretoria Regional de Educação informar a Secretaria Municipal de Educação – SME/COGED, as Unidades Educacionais que retomarão as atividades extracurriculares. 

Art. 10. Para fins do disposto nos artigos 7º ao 9° deverá ser observado o seguinte cronograma: 

I - Para o retorno das atividades em 07/10/20: 

a) decisão do Conselho e encaminhamento de Ata para homologação do Diretor Regional de Educação até 30/09/20; 
b) encaminhamento de informações a SME/COGED até 01/10/20. 

II - Para o retorno das atividades em 19/10/20: 

a) decisão do Conselho e encaminhamento de Ata para homologação do Diretor Regional de Educação até 08/10/20; 
b) encaminhamento de informações a SME/COGED até 09/10/20. 

Art. 11. As Equipes Gestoras, Docentes e de Apoio das Unidades Educacionais cujos Conselhos optarem pela oferta de atividades extracurriculares deverão: 

a) planejar as atividades que serão ofertadas aos estudantes; 
b) divulgar e esclarecer às famílias como ocorrerá o atendimento aos estudantes; 
c) receber as inscrições dos estudantes interessados em participar das atividades; 
d) organizar os grupos de estudantes observando o limite máximo de 02 (duas) horas diárias e 02 (dois) dias da semana. 
e) cientificar a comunidade educacional das ações que serão desenvolvidas para fins do cumprimento dos protocolos de saúde; 
f) apresentar calendário contemplando a situação da UE. 
g) registrar a frequências dos estudantes nas diferentes atividades. 

Art. 12. A Diretoria Regional de Educação incumbir-se-á, por meio do Supervisor Escolar de acompanhar e orientar o planejamento e desenvolvimento das atividades extracurriculares nas Unidades Educacionais zelando pelo cumprimento dos protocolos de saúde. 

Art. 13. Mediante as informações prestadas pelas DREs no que concerne às Unidades Educacionais que ofertarão atividades extracurriculares, deverá ser providenciado por meio da: 

I – SME/CODAE a distribuição da alimentação necessária em conformidade com o número de estudantes/turno. 
II – SME/ COSERV o suporte das empresas de limpeza terceirizada. 

Art. 14. As aulas das atividades previstas na presente Instrução Normativa serão atribuídas a título de JEX 

Art. 15. O transporte escolar será devido aos estudantes que participam do Programa TEG. 

Art. 16. Nas Unidades Educacionais da Rede Parceira, as Organizações Sociais/ Instituições que mantém Termo de Colaboração com a SME deverão por meio do seu Conselho Gestor decidir se irão ofertar atividades extracurriculares aos estudantes atendidos. 

Art. 17. As Organizações que optarem pela oferta de atividades extracurriculares deverão promover consulta aos pais e responsáveis a fim de definir o número de estudantes que serão atendidos. 

Art. 18. Caberá a Organização promover a inscrição dos estudantes que serão atendidos, elaborar e dar ciência aos responsáveis do planejamento e calendário das atividades que serão desenvolvidas contendo: 

a) número de estudantes matriculados e atendidos por turno; 
b) a carga horária diária e o horário de atendimento; 
c) as atividades que serão ofertadas aos estudantes. 

Art. 19. As Organizações/ Instituições deverão atender ao cronograma disposto no Artigo 10. 

Art. 20. A permanência dos estudantes nas dependências dos CEIs fica limitada a no máximo por 02 (duas) horas diárias e 02 (dois) dias da semana. 

Art. 21. Para a oferta de atividades culturais e esportivas nos espaços coordenados pelo CEU – Gestão, por meio do trabalho dos analistas de Informação, Cultura e Desporto – Educação Física e Biblioteca, deverão ser observadas as condições mencionadas no artigo 6º desta Instrução Normativa. 

§ 1º Não serão realizadas atividades nos teatros, SPcine e nas piscinas dos CEUs. 

§ 2º Não haverá realização de atividades coletivas como, por exemplo, jogos de futebol, basquete, vôlei, handebol; 

Parágrafo Único: As atividades deverão ocorrer em áreas externas, respeitando o distanciamento mínimo entre pessoas, conforme os protocolos da Secretaria Municipal de Educação - SME e Vigilância Sanitária. 

Art. 22. Poderão participar das atividades mencionadas no artigo anterior somente os estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino. 

Parágrafo único. Será possibilitada a realização de atividades de recuperação das aprendizagens preferencialmente de Língua Portuguesa e de Matemática. 

UNIDADES EDUCACIONAIS DE EDUCAÇÃO PRIVADAS/PARTICULARES

Art. 23. As Unidades de Educação Privadas/Particulares que optarem pela oferta de atividades extracurriculares, deverão elaborar planejamento das ações contendo: 

a) número de estudantes matriculados e atendidos por turno; 
b) a carga horária diária e o horário de atendimento; 
c) as atividades que serão ofertadas aos estudantes; 

§ 1º O mantenedor deverá, por meio de Ofício, encaminhar para conhecimento do Diretor Regional de Educação, o planejamento das ações mencionadas no caput deste artigo. 

§ 2º O cumprimento dos protocolos sanitários constantes nas Portarias PREF nº 605, de 2020 e nº 747, de 2020, bem como a distribuição dos EPIs, serão de responsabilidade do mantenedor. 

§ 3º As escolas poderão atender os estudantes até o limite de 20% por turno. 

Parágrafo único. Considera-se para o indicado no § 3º a quantidade de estudantes matriculados antes do início da pandemia. 

Art. 24. Os Estabelecimentos de Educação Básica Privados disciplinarão as atividades indicadas no Decreto 5774/2020, conforme as características próprias do seu Projeto Pedagógico e conforme as condições de suas instalações físicas bem como da disponibilidade de seu pessoal docente e administrativo. 

Parágrafo Único. O detalhamento dessas atividades deve ser comunicado aos estudantes e seus responsáveis que optarão voluntariamente pela participação nas atividades propostas. 

DISPOSIÇÕES FINAIS 

Art. 25. As Equipes Gestora, Docente e de Apoio deverão cumprir os protocolos de retorno considerando o documento produzido pela Secretaria Municipal de Educação – SME, bem como as formações ofertadas. 

Art. 26. Nenhuma atividade formal a ser regulada pela SME, poderá ser retomada antes do dia 03/11/2020. 

Art. 27. Os casos excepcionais ou omissos serão resolvidos pela Secretaria Municipal de Educação. 

Art. 28. Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação. 



Publicado no DOC de 26/09/2020 – p. 12 

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Teatro de luz e sombra


Olá famílias!
Que tal fazer um teatro de luz e sombra em casa?
Desde muito pequenas as crianças se encantam com a luz, e prestam muito atenção as sombras e seus movimentos. Trabalhar o teatro na educação infantil incentiva a criança a improvisar, a coordenar, a socializar, a memorizar, a criar, a ler e ainda melhora o vocabulário e sua habilidade oral.
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação InfantilQuanto menores forem as crianças, mais as suas representações e noções sobre o mundo estão associadas diretamente aos objetos concretos da realidade conhecida, observada, sentida e vivenciada.”
Como fazer um Teatro de Sombras?
Materiais:
  • 1 caixa de papelão, média ou pequena;
  • Papel cartão preto;
  • Papel seda branco, ou vegetal
  • Lápis, tesoura, cola branca ou cola quente
  • Palitos de churrasco ou palitos de sorvete
  • Uma lanterna, ou vela ou celular
Como fazer: 
Caixa: Corte as abas da caixa, faça um embrulho só na parte da frente da caixa com o papel seda ou vegetal. Na lateral termine colando também. Pegue as abas que sobraram e faça a decoração do teatro, faça um desenho. agora cole as abas com cola quente. Reserve.
Personagens: A história proposta será “Os três porquinhos”. A família pode desenhar, ou procurar no Google os desenhos, recortar e colar no papel preto e colar nos palitos e é só contar a sua história e se divertir.
Assistam o vídeo do passo a passo e mãos à obra!

Para relembrar a história dos 3 porquinhos, você pode acessar o link abaixo para ouvir a história “Os 3 porquinhos” no podcast:  https://eraumavezumpodcast.com.br/tag/os-tres-porquinhos

Todo dia uma proposta diferente para que as famílias possam brincar e interagir com seus bebês e crianças. Para ver todas propostas tem que correr lá no Classroom!!!

Ficamos sempre muito felizes com a interação de vocês!

Referência: Podcast
https://eraumavezumpodcast.com.br
Music by: Loco - John Deley and the 41 Players Youtube (Ferramentas de Criação)

Indicação de leitura disponível no Google Classroom.

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Viração dos bichos

Olá famílias e crianças!
Pensando na importância do brincar para o desenvolvimento infantil, sugerimos hoje uma brincadeira com as mãos, usando o corpo para brincar, junto com a música. Além disso, a brincadeira  envolve  animais que as crianças em sua maioria, amam, estimula a relação som-corpo com o enriquecimento da comunicação corporal, favorece o  canto para a diversão, amplia a oralidade  explorando os ritmos e  sons da música. É a brincadeira musical de imitar os animais  com as mãos: Viração dos Bichos!  
As brincadeiras com música favorecem o desenvolvimento da sensibilidade e da criatividade.  
É uma oportunidade para que as crianças se movimentem, brinquem e se divirtam bastante Esperamos que gostem!  Professoras Ivonete e Mariana.

Indicação de leitura disponível no Google Classroom.

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Jogo de encaixe

 Olá famílias!!! 
Fazemos votos de que todos estejam passando bem! 
O jogo de encaixe é uma ótima proposta para desenvolver a coordenação motora fina, a coordenação olho mão, o raciocínio lógico e a concentração das crianças. 
Para montar este jogo vamos precisar dos seguintes materiais: 
● Caneta
● Papelão
● Objetos diversos
Coloque os objetos no papelão e contorne as formas. 
Esta proposta pode ser feita com toda a família. 
Compartilhem conosco este momento por meio de fotos, vídeos ou escritas.
Participação Especial do Arthur, filho da professora Fernanda.
Indicação de leitura disponível no Google Classroom.

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Brincadeira com água e esponja


Oi turma!
Tudo bem com vocês?
Saudades...

Hora da brincadeira!

Materiais:
1 esponja
Duas vasilhas ou potes de plástico, até os de sorvete podem ser usados para brincar.

Instruções:
Coloque água em uma das vasilhas e deixe separada e a outra vasilha deixe vazia
A  brincadeira é a criança mergulhar a esponja na água até a esponja ficar bem pesada. Depois transferir essa água para a vasilha vazia, apertando a esponja com as mãozinhas.

Justificativa:
Promover experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno. (Base Nacional Comum Curricular - Ministério da Educação-BNCC)
Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos.

Objetivos:
  • Ampliar as experiências sensoriais;
  • Estimular a imaginação e agilidade;
  • Ampliar a percepção de cheio e vazio;
  • Estimular a coordenação motora fina.

Imagem: Google
Indicação de leitura disponível no Google Classroom.

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Vamos conhecer um pomar?

Olá  alunos e familiares!!!!  
Hoje vamos conhecer um pomar e o nome das árvores das frutas.
Papai ou mamãe não se esqueçam de fazer o registro dessa atividade, vamos fazer um portfólio da quarentena, pode ser um desenho, um vídeo, a criatividade é de vocês! 
Um pomar é um terreno cheio de árvores frutíferas, não importa qual seja a fruta.
Sabe aquelas frutinhas saborosas que compramos para levar pra casa? São da fazenda ou do sítio, colhidas com muito carinho por várias pessoas. Também pode ser plantada por nós em vasos, você sabia?! Olha só a imagem do limão siciliano dando vários frutos no vaso. 


Guarde uma sementinha de qualquer fruta que você goste e plante em um potinho junto com o papai ou a mamãe para ver se ela vai crescer, vai demorar um tempinho, mais ela crescerá.




Esse vídeo mostrará como é fácil de fazer!!!
Participação especial do Matheus (filho da professora Marcia e ex aluno do CEI Veleiros).
Vamos ouvir e ver o vídeo que mostrará o nome das árvores frutíferas que conhecemos!!! 
Referências:
https://www.youtube.com/watch?v=kfinwr3A9fg
https://www.google.com/search?q=imagens+de+pomares+de+frutas&rlz=1C1OKWM_pt-BRBR874BR874&oq=imagens+de+pomar&aqs=chrome.1.69i57j0l7.5512j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8

Indicação de leitura disponível no Google Classroom.

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Brinquedo Cai Cai Bolinhas


Olá crianças e famílias,!
A proposta de hoje  das professoras Mayra e Merces, é confeccionar um brinquedo divertido e fácil para brincar com a família e amigos. 
O brinquedo Cai Cai bolinhas estimula a coordenação motora fina, a concentração, agilidade e a interação com os demais participantes. 
Para confeccioná-lo será necessário: 
  • Uma garrafa pet,
  • Uma tesoura,
  • Durex ou fita crepe,
  • Papéis (pode ser sulfite, crepom, jornal ou revista)
  • Palitos de churrasco ou canudos.
O vídeo apresenta o passo a passo de como montar. 
É necessário e muito importante o auxílio de um adulto para a segurança das crianças, pois precisará utilizar a tesoura e retirar as pontinhas do palito. 
Participação Especial da Giovanna Perrella
(Afilhada da professora Mayra)
Boa diversão e até a próxima!!!
Indicação de leitura disponível no Google Classroom.

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Vamos brincar de abrir e fechar ?

Olá famílias e crianças! 
A proposta de hoje é simples e muito divertida! 
Vamos brincar de abrir e fechar os potes com tampas de rosca ou rosquear potes. 
Separe alguns potes com tampas higienizados e apresente às crianças .
Trabalhar o movimento de abrir e fechar auxilia no desenvolvimento da coordenação motora fina e, ao rosquear uma tampa a criança aprimora o movimentos das mãos trabalhando a musculatura e a concentração.
Essa atividade foi realizada com o Arthur, aluno do CEI Veleiros e filho da Professora Ana Paula. Foi um momento muito gostoso. 
Esperamos que vocês gostem e compartilhem como foi essa experiência. 
Indicação de leitura disponível no Google Classroom.

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Vamos contar?

Olá famílias e crianças!

A música que passa de geração em geração é uma das linguagens mais antigas da humanidade e faz parte do nosso contexto educacional. Possui um papel importante na educação das crianças contribuindo para o desenvolvimento psicomotor, socioafetivo, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem. A música é uma grande aliada no crescimento saudável, além de contar e identificar quantidades.  

Vamos lá?

Indicação de leitura disponível no Google Classroom

terça-feira, 15 de setembro de 2020

Hora da História...O Livro da Família

Olá famílias!!!

A história de hoje é “O Livro da Família” (Autor Todd Parr).
A família é o primeiro ponto de referência para a criança, assim como a sua casa. A escola entra na vida da criança ampliando sua noção de espaço e seu sentimento de integração ao mundo.   Este tema propõe a interação entre a criança e sua família, estimulando o desenvolvimento de sentimentos como carinho, amor e respeito ao próximo em casa e em sociedade. Tentando superar e identificar os desafios, estimula na criança a afetividade e a importância deste sentimento no convívio familiar, buscando na interação uma formação das crianças como cidadãos que respeitam a diversidade social. Propiciar à criança a reflexão de sua estrutura familiar e o conhecimento da estrutura de outras famílias, o relacionamento entre as pessoas de sua família e com as demais pessoas que a rodeiam, oportunizando  momentos  que despertem o respeito e o interesse pelos diferentes  grupos familiares.
  Estamos com saudades!!!
Professora Regiane e Professora Cinthia
Fontes:
Music by: Fun Activity Montage
(https://www.youtube.com/audiolibrary/music?nv=1) Youtube (Ferramentas de Criação) Craig MacArthur – The_Ord_RV.mp3
https://br.pinterest.com/sw-shell.html
Livro em PDF: PARR,Todd Paar. “Livro da Família”. Panda Books.
https://www.google.com/search?client=ms-android-lge&sxsrf=ALeKk00NJV3rKCNCodNgOqG-LYCteh_hTQ%3A1592436629281&ei=lafqXvjCEJW_5OUPkJ-D6AQ&q=fundo+powerpoint+infantil+criançad+no+trenzinho&oq=fundo+powerpoint+infantil+criançad+no+trenzinho&gs_lcp=ChNtb2JpbGUtZ3dzLXdpei1zZXJwEAM6BAgAEEc6BggAEBYQHjoICAAQFhAKEB46BQghEKABOggIIRAWEB0QHjoFCAAQzQJQxjFYhl1gt19oAHABeACAAegCiAGwHJIBCDAuMjAuMS4xmAEAoAEB&sclient=mobile-gws-wiz-serp#imgdii=uYyA6_eJ_YAybM&imgrc=I0dTPrnG6MMgfM

Indicação de leitura disponível no Google Classroom.

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Brincando com o simples

 Olá famílias!

Nós professoras estamos aqui para propor uma atividade divertida para os nossos bebês e crianças.

Quem se  lembra de quando era criança e não havia toda essa tecnologia?

Uma época em que se brincava com o simples, e em muitas das brincadeiras estavam os elementos naturais.Eles eram utilizados para servir como comida,sendo  um acessório, uma espada, enfim infinitas as possibilidades.

Nesta proposta serão utilizadas coleções de elementos naturais como: folhas, sementes, gravetos, terra, pedra, qualquer elemento que seja de fácil acesso, o interessante é brincar com o simples.

Fonte: Google Imagens

            Essa brincadeira além de muito divertida, podemos explorar, as cores, texturas, temperatura, odor e o imaginário infantil.

            Deixem as crianças livres para explorarem os materiais  e darem asas a imaginação.Elas irão amar!

            Atividade realizada pelas professoras Aline Pontes e Fabiana Márcia do Berçário II A.

Indicação de leitura disponível no Google Classroom.


sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Higiene

Olá famílias e crianças!
Vamos falar sobre higiene?

Indicação de leitura disponível no Google Classroom.

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Encontre a tampa

Olá famílias e crianças!
Vamos brincar?




Indicação de leitura disponível no Google Classroom.

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Casa sonolenta

Olá famílias e crianças!
As histórias contadas ou lidas, fazem parte de todas as culturas e crianças pequenas precisam de muitas histórias. Em casa, nesse período de isolamento, as histórias podem ser um momento de conexão entre adultos e crianças. As crianças desenvolvem a imaginação, a criatividade, o gosto pela leitura e pela linguagem.
A contação de histórias desperta o lado lúdico, característica muito importante para o seu desenvolvimento das crianças.
Pensando nisto, temos uma proposta de contação do livro: A casa sonolenta, do autor Audrey Wood.
Referências bibliográficas: Trilhas de Aprendizegens: brincadeiras e interações para crianças de 0 a 3 anos – São Paulo: SME/COPED,2020
WOOD,Audrey;WOOD,Don. A casa sonolenta.São Paulo:Ática-Scipione,2009.(Coleção Abracadabra)
Estante virtual- Imagem ilustrativa
Indicação de leitura disponível no Google Classroom.

terça-feira, 8 de setembro de 2020

Cantinho sonoro

 Olá famílias tudo bem?





Aqueles objetos que a gente descarta por algum motivo, como panelas e tampas, potes de plástico, latas, entre outros, pois bem, não descarte, deixe para a criança brincar!
Organize um cantinho com esses materiais e deixe a criança interagir com eles.
Podemos utilizá-los para promover aprendizagem sobre as propriedades dos sons, por meio da exploração e experimentação desses objetos. Desta forma, estimulamos a percepção sonoras das crianças, ou seja, sons agudos e sons graves.
Divirtam-se e compartilhe com a gente essa vivência!
Observação:Fotos caseiras.A criança na foto é Gabriely, sobrinha da professora Karin.

Indicação de leitura disponível no Google Classroom.

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

A HORA DO FLASH DANCE

Uma ótima sugestão para o sábado!
Vamos prestigiar o trabalho do tio da nossa aluna Thereza

Boliche caseiro

As professoras Angela e Rosa convidam para uma brincadeira divertida.
Vamos Brincar?

Indicação de leitura disponível no Google Classroom.

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Hora da história: Pinóquio

Olá crianças e famílias!
A contação de história faz parte da nossa rotina em sala de aula e, conforme o caderno Trilhas de Aprendizagem Educação Infantil de 0 a 3 anos (SME/2020): “ Crianças pequenas precisam de muitas histórias”.
É sempre maravilhoso escutar e visualizar a história. 
É um momento especial!
As histórias despertam a imaginação e promovem a interação familiar. Hoje as professoras Mayra e Mercês, escolheram uma história que é um grande clássico da literatura: Pinóquio, essa história fala sobre um boneco feito de madeira que sonhava em ser um garoto de verdade. Será que essa história tem algo a nos ensinar? 
Assistam ao vídeo e em seguida comentem o que aprenderam com essa história!
Um grande abraço a todos vocês!
Imagem:https://br.pinterest.com/pin/516577019739596852/
Autor: Carlo Collodi; Recontado por: Anita Ganeri; Ilustrações: Richard Johnson
Editora: Ciranda Cultural
Indicação de leitura disponível no Google Classroom.

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Cartão Merenda - Alimentação

Até o 09 de setembro, as famílias de estudantes das escolas municipais da Cidade de São Paulo que ainda não receberam o cartão merenda, poderão preencher formulário para fazer a solicitação do benefício através do link:  

Solicitação - Cartão Alimentação

Para ter acesso ao benefício, as famílias devem preencher o formulário disponível até 09 de setembro.

Corre Cotia

Prof.Marcia
Prof.Fabiana
Olá alunos e familiares!!!! 
A proposta de hoje é uma brincadeira que todo mundo que está em casa vai conseguir brincar!! Só vai precisar de uma bolinha de papel ou um lencinho!!! A família inteira vai lembrar dos tempos escolares!!! 
Será bem divertido!!
Papai ou mamãe não se esqueçam de fazer o registro dessa atividade, vamos fazer um portfólio da quarentena, pode ser um desenho, um vídeo, a criatividade é de vocês!!!

"Corre cotia" é uma cantiga popular brasileira. Não se sabe sua origem, porém é uma brincadeira de muitos anos, que cativa todas as pessoas principalmente às crianças.  Vamos formar um círculo com todos os participantes, sentadinhos com perninhas de índio e fechar os olhos, o participante correrá em volta do círculo cantando e depositará o lencinho ou a bolinha de papel. Todos então vão olhar para descobrir com quem está o lenço ou a bolinha de papel. O novo dono do lenço ou da bolinha de papel deverá correr atrás da cotia e tentar alcançá-la.

O pessoal de casa brinca de corre cotia com a turma do Quintal da Cultura.
O Quintal da Cultura é o lugar mais seguro para as crianças brincarem! Assista a mais vídeos e brinque com nossos joguinhos e atividades no site: http://quintaldacultura.com.br
Indicação de leitura disponível no Google Classroom

terça-feira, 1 de setembro de 2020

Tinta caseira

Olá crianças e famílias!
A proposta de hoje das professoras Luzia e Ana Paula é uma tinta caseira comestível. Como os nossos "pequenos" gostam de pintar e explorar as texturas criamos essa atividade que além de divertir vai estimular a coordenação motora, a percepção das cores e promove de forma lúdica a criatividade.
Espero que gostem!

Indicação de leitura disponível no Google Classroom