sexta-feira, 29 de maio de 2015

Portaria nº 3.566, de 28 de Maio de 2015

ESTABELECE CRITÉRIOS PARA ATENDIMENTO ÀS CRIANÇAS MATRICULADAS NOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE DIRETA, INDIRETA E PARTICULAR CONVENIADA DURANTE O PERÍODO DE RECESSO ESCOLAR DE JULHO DE 2015, NOS TERMOS DA LEI Nº 15.625, DE 19/09/12, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe foram conferidas por lei, e CONSIDERANDO:
- o disposto na Lei nº 15.625, de 19/09/12, que dispõe sobre a elaboração do Calendário anual de atividades das unidades educacionais do Município de São Paulo e cria os polos de atendimento às crianças matriculadas nos Centros de Educação Infantil que deles necessitarem;
- a necessidade de envolver todos os CEIs da Rede Direta, Indireta e Conveniada na organização das unidades-polo, no período de recesso escolar;
- a obrigatoriedade legal de ofertar o atendimento ininterrupto às crianças de zero a três anos de idade, cujas famílias comprovadamente necessitem desse serviço;
- a baixa frequência das crianças nos CEIs nos períodos de férias/recessos anteriores, constatada por meio dos relatórios das Diretorias Regionais de Educação;
RESOLVE:
Art. 1º - O atendimento às crianças matriculadas nos Centros de Educação Infantil - CEIs das redes direta, indireta e particular conveniada durante o período de Recesso Escolar, compreendido de 10/07 a 20/07/15, dar-se-á em conformidade com o disposto na Lei nº 15.625, de 19/09/12, e na presente Portaria.
Parágrafo Único - O atendimento às crianças deverá respeitar o tipo de rede a que estiverem matriculadas.
Art. 2º - Serão objeto do atendimento referido no artigo anterior as crianças cujos pais/responsáveis manifestem comprovadamente a necessidade do atendimento no período de recesso escolar do mês de julho/2015, mediante Ficha de Inscrição, onde constará obrigatoriamente a opção dos pais/responsáveis, conforme Anexo I, parte integrante desta Portaria.
§ 1º - As fichas de cadastro com opção “NÃO” ficarão custodiadas na Unidade Educacional de origem da criança e as fichas com opção “SIM” deverão ser enviadas diretamente às respectivas Unidades-Polo, acompanhadas de cópia reprográfica da Ficha de Saúde da criança.
§ 2º - O período para realização das inscrições será de 01/06 a 12/06/15, nas Unidades Educacionais de origem das crianças.
Art. 3º - Os CEIs das redes direta, indireta e conveniada definidos como Unidades-Polo deverão adequar de acordo com a demanda, os seus serviços com estrutura física, material e de recursos humanos a fim de assegurar o atendimento das crianças inscritas.
Art. 4º - Visando à acomodação da demanda inscrita poderá ser admitida a formação de agrupamentos com crianças de diferentes faixas etárias, no período aludido no art. 1º desta Portaria.
Art. 5º - Para o atendimento previsto na presente Portaria, no período de 10 a 20/07/15, as Unidades-Polo contarão, inclusive, com integrantes das Equipes Gestora e de Apoio.
Art. 6º - Na rede direta, o atendimento às crianças será realizado por Professores de Educação Infantil, inscritos para ministrar atividades nos Polos de Atendimento, independentemente de sua lotação
§ 1º- A inscrição dos docentes interessados será realizada na Unidade Educacional de lotação, no período de 18 a 24/06/15, mediante preenchimento de Ficha de Inscrição, que será encaminhada à respectiva Diretoria Regional de Educação - DRE até o dia 26/06/15, conforme modelo constante do Anexo II desta Portaria e apresentação de:
a) Documento de identificação;
b) Memorando do CEI de lotação expedido pelo Diretor de Escola contendo a identificação do Servidor;
c) Cópia da Ficha de Pontuação do Servidor.
§ 2º - Os Professores de Educação Infantil serão classificados em ordem decrescente, de acordo com os pontos da coluna 2 da “Ficha de Pontuação do Servidor” independentemente da categoria funcional.
§ 3º - No caso de o número de inscritos ser maior que o necessário para o atendimento em determinado CEI, o Professor, mediante sua anuência, poderá ser remanejado para outra Unidade-Polo.
Art. 7º - Na hipótese do número de Professores inscritos mostrar-se insuficiente para atendimento às crianças, caberá ao Diretor Regional de Educação convocar os Professores de Educação Infantil vinculados a respectiva DRE, em ordem crescente de pontuação, na sequência:
a) Professor de Educação Infantil contratados;
b) Professor de Educação Infantil admitido não estável;
c) Professor de Educação Infantil admitido estável;
d) Professor de Educação Infantil efetivo da Unidade-Polo.
Art. 8º - Pelo trabalho realizado com as crianças, os Profissionais de Educação dos CEIs da Rede Direta envolvidos perceberão pontuação para fins de Evolução Funcional, sendo-lhes atribuído:
I – 0,5 ponto para cada 30 horas de efetivo exercício para os PEIs/ADIs;
II – 0,5 ponto para cada 48 horas de efetivo exercício para os profissionais das Equipes Gestora e de Apoio.
Art. 9º - Os Professores de Educação Infantil dos CEIs da Rede Direta cumprirão jornada de 6 (seis) horas diárias, sendo 5 (cinco) em atividade programada com as crianças e 1 (uma) hora-atividade.
Art. 10 - Os CEIs da rede indireta e conveniada atenderão as crianças matriculadas em sua Unidade Educacional.
Parágrafo Único: A DRE, de acordo com as necessidades locais e mediante acordo entre as instituições envolvidas poderá propor formas diferenciadas de organização.
Art. 11 - Os CEIs da rede indireta e conveniada deverão organizar escala dos profissionais envolvidos a fim de viabilizar a prestação de serviço no período de 10 a 20/07/15, mediante critérios próprios e acordo com as respectivas DREs.
Art. 12 - Os Diretores dos CEIs deverão dar ciência expressa a todos os docentes e demais profissionais envolvidos, dos dispositivos contidos na presente Portaria.
Art. 13 – Caberá aos Supervisores Escolares o acompanhamento do processo de organização e desenvolvimento das atividades nas Unidades-Polo.
Art. 14 - Caberá aos Diretores Regionais de Educação o gerenciamento da organização dos CEIs no período de julho/2015, podendo, excepcionalmente, adequar o atendimento às crianças visando a otimização dos recursos humanos e técnicos envolvidos.
Art. 15 - A Secretaria Municipal de Educação publicará a relação das Unidades-Polo referente ao recesso de julho/2015.
Art. 16 - Os casos omissos ou excepcionais serão resolvidos pelas Diretorias Regionais de Educação, ouvida, se necessário, a Secretaria Municipal de Educação.
Art. 17 - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
ANEXO I DA PORTARIA Nº 3.566, DE 28 DE MAIO DE 2015
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO______________________________
Unidade Educacional _______________________________________________
FICHA DE INSCRIÇÃO
Eu, _____________________________________________, RG ____________, residente na Rua __________________________________________________, nº______, Bairro ______________________________, telefone____________, mãe/pai ou responsável pela criança _____ ________________________________________________,
(  ) NÃO NECESSITO do atendimento no período de recesso escolar de julho (de 10/07/15 a 20/07/15)
(  ) SIM, NECESSITO do atendimento no período de recesso escolar de julho (de 10/07/15 a 20/07/15)
ATENÇÃO: A Ficha de Inscrição com opção “SIM” deverá ser enviada às Unidades-Polo até o dia 16/06/15 acompanhada de cópia reprográfica da Ficha de Saúde da criança.
São Paulo, ___ de _______ de 2015
_____________________________
Assinatura do mãe/pai ou responsável
ANEXO II DA PORTARIA Nº 3.566, DE 28 DE MAIO DE 2015
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO _______________
CEI de origem ______________________________________________________
FICHA DE INSCRIÇÃO
Eu, _____________________________________________________________________, RF
_____________________, Professor de Educação Infantil, Telefone: ______________, E-mail: _________________________________ lotado(a) no CEI _____________ ___________________________ venho, por meio desta, inscrever-me para prestação de serviços durante o período de 10/07/15 a 20/07/15, destinado ao Recesso Escolar, no CEI ______________________________, período da ____________ (manhã e/ ou tarde).
Declaro estar ciente que esta inscrição tem caráter irretratável, não podendo haver desistência da opção aqui formalizada.
S.P. ___/06/2015.
___________________________________________
ASSINATURA DO PROFESSOR
___________________________________________
CARIMBO E ASSINATURA DO DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO
Publicado no DOC de 29/05/2015 pagina 16

Em junho...

De acordo com a Portaria n° 6570/2014 não haverá atendimento no dia 01/06/15 (2a feira) - Discussão e elaboração do Plano de Ação decorrente da aplicação dos “Indicadores de Qualidade da Educação Infantil  Paulistana”, com a participação de toda a equipe da Unidade Educacional e representantes das famílias.
  
 

Dia 04/06/2015 - 5ª feira – Feriado.
Dia 12/06/2015 – 6ª feira – Reunião Pedagógica – Não haverá atendimento.
Dia 13/06/2015 – Sábado – Dia da Família/Festa Junina do CEI Veleiros - 10:00 hs.
Dia 15/06/2015 – 2ª feira - Reunião Geral de Pais16:30 hs.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Brincar é importante para o desenvolvimento das crianças


Brincar é coisa séria! Interações simples podem auxiliar na socialização, habilidades corporais e motivação das crianças durante a primeira infância.
Visite o site: http://fmcsv.org.br

quarta-feira, 27 de maio de 2015

CEI Veleiros
As crianças que brincam ao ar livre são mais autônomas e independentes, além de se tornarem mais criativas.
A brincadeira com as bolinhas de sabão auxiliam na concentração e no equilíbrio enquanto a criança brinca em pé ou sentada.
 
CEI Veleiros
CEI Veleiros
CEI Veleiros
CEI Veleiros
CEI Veleiros
CEI Veleiros
CEI Veleiros

 

CEI Veleiros





CEI Veleiros
CEI Veleiros
CEI Veleiros

segunda-feira, 25 de maio de 2015



CEI Veleiros

É brincando que a criança aprende a brincar e a interagir. A piscina de bolinhas é um brinquedo que dá oportunidade das crianças conviverem em um mesmo espaço proporcionando mais alegria e diversão.

CEI Veleiros
CEI Veleiros






CEI Veleiros




CEI Veleiros



CEI Veleiros


CEI Veleiros



CEI Veleiros



CEI Veleiros



CEI Veleiros



CEI Veleiros





CEI Veleiros

quinta-feira, 21 de maio de 2015

O que as crianças mais gostam no CEI Veleiros

CEI Veleiros
CEI Veleiros
CEI Veleiros
CEI Veleiros
CEI Veleiros







CEI Veleiros

CEI Veleiros
CEI Veleiros
CEI Veleiros
CEI Veleiros
CEI Veleiros
CEI Veleiros

terça-feira, 19 de maio de 2015

É brincando que a criança aprende...

 
Através do brincar em grupo a criança aprende regras, compreende o mundo, testa  habilidades físicas como correr, pular, aprende a compartilhar, cooperar, expressar emoções. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem.