quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Brincadeiras do folclore

As brincadeiras antigas que são passadas de geração para geração fazem parte do folclore brasileiro assim como os contos, lendas, músicas, danças e festas. A preservação destas brincadeiras é muito importante para a preservação da história e do folclore do nosso país.

Pião 

Brincadeira de muito sucesso, principalmente, nas regiões do interior do Brasil. Feitos de madeira, os piões são rodados no chão através de um barbante que é enrolado e puxado com força. Muitas crianças pintam seus piões. Para deixar mais emocionante a brincadeira, muitos meninos fazem malabarismo com os piões enquanto eles rodam. O mais conhecido é pegar o pião com a palma da mão enquanto ele está rodando.
Pular Amarelinha 

Esta é uma das mais conhecidas e basta ter um giz ou uma pedra e desenhar no chão os quadrados numerados até 10 (1,2 e 3,4,5 e 6,7,8 e 9,10(céu)), a criança joga uma pedrinha ou outro objeto no número 1 e começa pulando sobre este número e indo até o "céu", depois volta e joga a pedrinha no número 2, pula este número e vai até o "céu" e assim até o final.

Esconde-esconde

Esta nunca saiu de moda e basta juntar algumas crianças para começar, uma delas fecha os olhos de costas para as outras conta até 10 ou mais enquanto os outros se escondem, aquele(a) que é encontrado tem que contar para os outros se esconderem.


                Pipa
Também conhecida como papagaio, é geralmente uma brincadeira para meninos, e são feitas de papel de seda colorido e varetas de madeira. Em dia de vento as pipas são soltas pelos meninos, através do fio que as prende a um carretel o menino pode manusea-la nos céus. Entretanto é bom lembrar que as pipas não vem ser soltas perto da rede elétrica já que a mesma pode encostar num fio do poste e causar um choque violento. O bom é soltar a pipa na praia, ou no campo.
Pega-pega


Esta brincadeira envolve muita atividade física. Uma criança deve correr e tocar outra. A criança tocada passa ter que fazer o mesmo.
 

 Fonte: www.brasilcultura.com.br/www.dicasdouro.com/www.suapesquisa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário