segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Quero colo...

Olá famílias e crianças!
Vamos fazer carinho com o colinho? Ter um colo aconchega aquece nosso corpinho!!  É bom demais! Vamos ouvir a história do colo?  Quero colo faz um passeio pelo afeto a partir das ilustrações do famoso  “colinho” ao redor do mundo.

Indicação de leitura disponível no Google Classroom.

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Consulta até o dia 30/08/2020

 É muito importante a participação de todos!

Solicitamos mais uma vez as famílias o preenchimento do formulário destinado aos responsáveis/pais/mães das crianças matriculadas. 
O prazo termina dia 30/08/2020.



É bem simples e rápido.

Hora da História..."Cada um com seu jeito, cada jeito é um".

Olá famílias!!!
A história de hoje retrata uma menina muitíssimo especial com suas sapequices e gostos peculiares. Esse movimento de simplicidade contribui com a edificação de um modelo para elaboração da identidade positiva na infância, sobretudo das meninas negras. A obra explora aspectos cotidianos de uma garotinha e suas experiências identitárias.
Valorizando e apresentando literaturas que valorizem as relações étnico-raciais, e combatendo o racismo tão presente em nossa sociedade, assim como orienta o Documento Currículo da Cidade: Educação Infantil. – São Paulo SME / COPED –, 2019. 1. A escola como espaço social da esfera pública – 1.4.1 Educação para as Relações Étnico-Raciais (p. 46):

“[...] Um modo muito efetivo de enfrentar esse desafio na Educação Infantil é ofertar às crianças representações gráficas, literárias, científicas que contemplem essa diversidade, para que encontrem nos textos lidos personagens que protagonizem diferentes histórias. Dessa forma, bebês e crianças se reconhecem em suas identidades e podem compreender a diversidade étnica e racial do mundo como uma grandeza de experiências e possibilidades [...]” 

Também como relata: (OLIVEIRA, Thiara Cruz de; ARAUJO, Débora Oyayomi de – [1*]):

“Cabe afirmar, portanto, que “Cada um com seu jeito, cada jeito é de um” propõe a abordagem de uma protagonista visivelmente negra que retira esse corpo negro da órbita de uma infância comum, situando-a como atuante desse espaço, em que vive conforme os direitos básicos de toda criança no Brasil – outrora negado, inclusive, nas próprias narrativas literárias. Luanda sinaliza a possibilidade de uma infância negra que tenha autoestima construída individual e coletivamente, analisando cada traço e fazendo da negritude a vivência plena”.

Ótimo momento em família!!!

Abraços.... Professora Regiane e Professora Cinthia

 
Fontes:
Music by: Fun Activity Montage
(https://www.youtube.com/audiolibrary/music?nv=1) Youtube (Ferramentas de Criação) Craig MacArthur – The_Ord_RV.mp3
https://br.pinterest.com/sw-shell.html
DIAS, Lucimar Rosa. Cada um com seu jeito, cada jeito é de um. Campo Grande, MS: Editora Alvorada, 2012.
(1*) http://www.letras.ufmg.br/literafro/resenhas/infanto-juvenil/1150-lucimar-rosa-dias-cada-um-com-seu-jeito-cada-jeito-e-de-um

Indicação de leitura disponível no Google Classroom.

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Marionete

Olá famílias e crianças!!

MARIONETES OU BONECOS DE FIO:

São figuras controladas por cima. Normalmente são movimentadas por cordões ou fios que vão dos membros para uma cruzeta de controle na mão do manipulador.

De geração a geração as marionetes são utilizadas como recurso nas contações de histórias, peças teatrais ou mesmo como brinquedo nas mãos das crianças, com esse recurso podemos criar personagens diversos e representar com eles histórias, momentos, aventuras ou situações diferentes, é possível também contar contos e ensinar valores.
Uma boa dica é utilizar as marionetes nas contações de histórias que são postadas diariamente em PDF na plataforma Google Classroom.

OBJETIVOS DA ATIVIDADE:

1. Desenvolve a criatividade e a imaginação: ao manusearem os bonecos as crianças maiores podem criar suas próprias histórias e personagens; 

2. Estimula a concentração das crianças: ao criarem suas histórias, a capacidade de atenção aumenta, já que a criança tem que ficar atenta ao imaginar as histórias e as ações dos personagens, o mesmo acontece se as crianças estiverem apenas assistindo uma apresentação de marionetes, pois os movimentos dos bonecos é sempre uma surpresa; 

3. Coordenação Motora: são brinquedos simples de criar pela própria criança com a ajuda de um adulto e com objetos recicláveis, como o rolinho de papel que seria descartado ou mesmo o manuseio das marionetes ao serem movimentadas durante a contação de história. 
Agora é só seguir o passo a passo do vídeo e boa diversão em família!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
https://br.guiainfantil.com/materias/cultura-e-lazer/contos-infantisas-marionetes-como-recurso-educativo-para-as-criancas/
https://pointdaarte.webnode.com.br/news/a-historia-do-teatro-de-bonecos/#:~:text=A%20origem%20do%20Teatro%20de,%2C%20%C3%8Dndia%2C%20Java%20e%20Indon%C3%A9sia.&text=Na%20Am%C3%A9rica%2C%20o%20surgimento%20do,sua%20divulga%C3%A7%C3%A3o%20no%20mundo%20inteiro.
https://www.infoescola.com/teatro/marionete/
Edição de vídeo no App VídeoShow.
Download de imagem do Google: O Teatro de Marionetes, de Kleist/ Para Sorrir.
https://parasorrir.wordpress.com/2009/11/02/o-teatro-de-marionetes-de-kleist/

Indicação disponível no Google Classroom.

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Vamos experimentar?

Olá famílias e crianças!
A atividade com textura favorece as crianças experimentar no toque as sensações do líquido e do sólido, despertando a curiosidade, e também sua motricidade. 
Atividade fácil de fazer e possibilita as crianças explorarem a sua capacidade de tocar e sentir.


Indicação de leitura disponível no Google Classroom

terça-feira, 25 de agosto de 2020

Memórias afetivas

 Olá famílias! Vamos conversar?!

Todo mundo tem seu nome e sobrenome. 

É tempo de conversa! Nesses dias de quarentena, que tal sentar e conversar com seu filho ou filha, conversar um pouco sobre o nome das coisas e também contar a história do seu nome? (Documento Trilhas de Aprendizagens- Educação Infantil de 0 a 03 anos).

Preparo da atividade:
Converse com a criança sobre nome dela, como surgiu? Quem escolheu? Fale também o nome dos integrantes da sua família (mãe, pai, irmão, irmã, avó, avô, bisavó, bisavô, tio, tia, ...). Se puder mostre fotos, se preferir fale do sobrenome também, apresente sua origem e de onde veio.Sabe aquele momento, que nós adultos lembramos do que fizemos quando éramos criança? Pois é, esse é um ótimo momento para criarmos memórias afetivas em nossos pequenos, eles vão amar!
Se possível registre este momento, será muito emocionante poder revivê-lo.

Sugestão: Podem assistir também a História do livro do autor Ziraldo - Um amor de família, é só acessar o link abaixo:

Essa atividade foi elaborada pelas professoras módulos Aline Pontes, Alessandra, Maria Inês e Milca.
Fonte: Google Imagens
Indicação de leitura disponível no Google Classroom.

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Vamos brincar de boliche?

Olá famílias e crianças! Olha só que brincadeira divertida e bem possível de fazer em casa...
Com algumas garrafinhas 6 a 10 e uma bolinha e pronto temos uma brincadeira legal. As garrafinhas serão os pinos improvisados e a bolinha pode ser feita de meia, papel ou ainda uma bolinha que tenha em casa. 
As crianças poderão desenvolver com esta brincadeira: noção de espaço e intensidade na força, coordenação motora, raciocínio lógico, concentração, trabalho em grupo, bem como a ética quanto aos cumprimentos das regras, entre outros como a diversão, a alegria do momentos.
Que seja uma ótima diversão pra todos!
Abraços.
Professoras Ivonete e Mariana

Indicação de leitura disponível no Google Classroom.

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Consulta Volta às Aulas

É muito importante a participação de todos!

Solicitamos mais uma vez as famílias o preenchimento do formulário destinado aos responsáveis/pais/mães das crianças matriculadas. 


É bem simples e rápido.

Acesse: Formulário

Pista para bolinhas

 Olá Famílias!!
Em tempos tão difíceis, aprendemos constantemente a nos reinventar como professoras, mães, pais, tios para que nossas crianças fiquem o mais aconchegante possível e, a nossa realidade não seja tão impactante na vida deles. Mas lembrem-se nossos bebês e crianças estão a todo momento se adaptando ao que proporcionamos a eles. 
A proposta de hoje é mais uma experiência agradável e divertida. Construa junto com seu filho(a) uma "pista para bolinhas". Você vai precisar dos seguintes materiais: 
● Rolinhos de papel
● Tesoura
● Bolinha, pode ser de papel, de gude, de borracha, ou qualquer outra que tiver em casa.
Encaminhe para nós registros com fotos, vídeos ou o que preferirem.
Participação especial do Arthur, filho da professora Fernanda.
Indicaçao de leitura disponível no Google Classroom.

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Estátua

Oi galerinha!
Tudo bem com vocês?
Hoje vamos brincar de Estátua!!
Essa brincadeira legal contribui para o desenvolvimento do equilíbrio, atenção e a paciência. Nela é colocada uma música para a turma toda dançar.
Quando as crianças estiverem bastante soltas e relaxadas, tendo aproveitado o momento de descontração, a música deve parar de tocar.
Com a ausência da música, os participantes devem imediatamente parar de se mexer, ficando na mesma posição na qual se encontram, como estátuas.  A criança que conseguir permanecer por mais tempo imóvel ganha o jogo.
Outra sugestão é dançar a música “Estátua” da Turma da Xuxa.
Divirtam-se!!!!!
Indicação de leitura disponível no Google Classroom.

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Lenda do Boi-Bumbá

Olá alunos e familiares!!!!  Hoje vamos conhecer um pouco mais da nossa cultura. Vamos conversar sobre o Folclore brasileiro!
Papai ou mamãe não se esqueçam de fazer o registro dessa atividade, vamos fazer um portfólio da quarentena, pode ser um desenho, um vídeo, a criatividade é de vocês! 
O Folclore Brasileiro é o conjunto de expressões culturais populares que englobam aspectos da identidade nacional.
São exemplos: mitos, lendas, brincadeiras, danças, festas, comidas típicas e demais costumes que são transmitidos de geração para geração.
Vamos conhecer a lenda do Boi -Bumbá?
Referências:
Indicação de leitura disponível no Google Classroom.

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Importante

 

Abayomi

Olá famílias e crianças!
A professora Merces e a professora Mayra elaboraram uma atividade bem divertida. 
Vamos confeccionar uma boneca chamada Abayomi!
Bonecas Abayomi, são bonecas negras, feita com pano e sem costura.
A palavra Abayomi significa: “aquela que traz alegria”.
Diz a lenda que essas bonecas eram feitas por mulheres negras escravizadas que vinham nos navios negreiro para as Américas.
Para confortar seus filhos, essas mulheres confeccionavam essas bonecas com retalhos de suas roupas. A ativista negra e artesã maranhense Lena Martins, acredita que essa história foi uma forma de romantizar a escravidão. As bonecas surgiram em 1988 em oficinas de movimentos negros, como forma de promover o resgate da identidade da cultura Afro – Brasileira e Africana. Através dessa atividade as crianças desenvolvem a criatividade e a coordenação motora de uma forma divertida, pois o brincar é essencial para o desenvolvimento do bebê e da criança.Papai, mamãe ou responsáveis, não se esqueçam de fazer o registro da atividade, pois vamos fazer um portfólio da quarentena! Esses registros podem ser feitos através de fotos ou vídeos.
Desejamos  a todos um ótimo fim de semana. Até a próxima atividade!
Materiais necessários para a confecção das bonecas:
Um retalho de tecido (de preferência preto) com aproximadamente 40x20cm; 
Outro retalho do mesmo tecido com aproximadamente 20x5cm; 
Um retalho de tecido colorido ou de cor diferente, para confeccionarmos a roupa e o turbante;
Assistam ao vídeo para ver as instruções passo a passo.

Referências Bibliográficas LENA MARTINS E A BONECA ABAYOMI: um testemunho na arte em feminino. Direção e Realização: Aída Domínguez. Belo Horizonte e Rio de Janeiro: Escuela Neijing, 2012. Disponível em: https://vimeo.com/208194054 . Acessado em 8 ago. 2020.YOUTUBE. CULTNE NA TV - Programa Lena Martins. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8SSuiP48dYg. Acesso em: 8 ago. 2

                                   Indicação de leitura disponível no Google Classroom.

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Momentos Minigrupo I

Olá famílias e crianças!
Vamos relembrar mais um momento.
Pintura com molde para composição do painel de aniversariantes que infelizmente não pudemos terminar de fazer. As crianças escolheram a cor que queriam para pintar o gato da contação da história. Saudades!!!!

 Indicação de leitura disponível no Google Classroom.

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Atenção!

Solicitamos as famílias o preenchimento do formulário destinado aos responsáveis das crianças matriculadas. 

É muito importante a participação de todos!

Formulário

Saci-Pererê

Olá famílias e crianças
O saci-pererê é uma lenda do folclore brasileiro de um menino negro que tem apenas uma perna que vive usando um gorro vermelho e sempre está com cachimbo. Esse ser não tem o objetivo de fazer mal para as pessoas , mas vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. 
Adora espantar cavalos e bois , esconder objetos domésticos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas. Segundo a lenda, o Saci está nos redemoinhos de vento e pode ser capturado jogando uma peneira sobre os redemoinhos, e depois de capturado deve tirar o capuz dele pois assim ele passa a obedecer a pessoa.Esse retrato do saci-pererê foi criado após a influência da mitologia africana onde ele perdeu um perna lutando capoeira, pois inicialmente ele era um garoto moreno com duas pernas e tinha um rabo
Vamos ouvir a música do Saci?
Indicação disponível no Google Classroom.

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Não faz mal ser diferente

Olá, famílias!!!
A história de hoje, será “Não faz mal ser diferente” (Autor Todd Parr).
Está história aborda as diferenças de forma lúdica e divertida, assuntos que, as vezes, deixam os adultos de cabelo em pé, como por exemplos: deficiência física, preconceito racial, composição familiar, entre outros. Valoriza a diversidade e respeita as múltiplas culturas e características humanas, possibilitando que a criança construa sua identidade e autonomia, por meio das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações compreendendo que não faz mal ser diferente do outro. Reconhecendo-se como um sujeito com subjetividades e individualidades, ou seja, como um ser único, e que tem o dever respeitar e aprender a conviver com as diferenças de cada ser humano.
Que o momento de apreciação da história seja prazeroso para toda família!!!

Indicação de leitura disponível no Google Classroom.

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Carimbos naturais com frutas

Olá famílias! 
A sugestão de hoje é uma
ATIVIDADE DE CARIMBOS NATURAIS COM FRUTAS

A pintura infantil faz parte das atividades que promovem a coordenação motora, a imaginação livre e a criatividade das crianças. Brincar com alimentos fortalece a relação dos pequenos com a comida, pois deixam de serem coisas estranhas que aparecem prontas no prato e viram objetos de curiosidade e exploração, ajudando a estabelecer uma alimentação mais saudável.
Hoje a proposta é utilizar frutas, de preferência que estejam próximas a estragarem ou que por algum outro motivo não sirvam para consumo.
 Podemos criar vários carimbos!
Para realizar a atividade/brincadeira, vamos precisar de:
Ø  Frutas com cores e formatos variados cortadas ao meio;
Ø  Tintas;
Ø  Papel.
Instruções:
Ø  Primeiro passo mostre cada uma das frutas inteiras e só depois cortadas ao meio, faça perguntas sobre o gosto, cor, formato, conforme você for mostrando cada uma delas.
Ø  Agora vamos molhar a fruta cortada ao meio na tinta e aplicar no papel ou em qualquer outra superfície, criando várias estampas divertidas e coloridas, para não correr o risco dos pequenos colocarem a fruta na boca juntamente com a tinta, é preciso supervisão de um adulto durante toda a atividade.
Ø  No vídeo demonstrativo segue sugestão de como poderá ser realizada a atividade. Participação especial do aluno Benício.
REFERÊNCIAS:
Ø  Editor de imagens InShot. / Música Salada de Frutas - Xuxa Só Para Baixinhos 10 (XSPB 10) - Baixinhos, Bichinhos E Mais -Som Livre 
Indicação de leitura disponível no Google Classroom.

terça-feira, 11 de agosto de 2020

Aplicativo Conecta.SMESP

A Secretaria Municipal de Educação está disponibilizando um aplicativo, às famílias de nossos estudantes, para o envio de comunicados oficiais. Os mesmos comunicados serão enviados anteriormente, às Diretoriais Regionais de Educação e, por conseguinte, às Unidades Escolares, por e-mail.
O aplicativo Conecta.SMESP está disponível para download nas plataformas para Android e iOS, conforme QrCode abaixo:

Para que a família consiga realizar o acesso, deverá utilizar os seguintes dados: 
Login: CPF do responsável cadastrado na escola (sem pontos nem traço)
Senha: data de nascimento do estudante mais velho - ddmmaaaa

Menina Bonita do Laço de Fita

Olá famílias e crianças!
Vamos ouvir uma história?







Indicação de leitura disponível no Google Classroom.

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Vamos criar o nosso porco espinho?

Google imagens
Olá famílias! 
Vocês conhecem o porco-espinho?
O porco-espinho é um roedor coberto por espinhos afiados. Os espinhos são pelos duros com cerca de 7,5 centímetros, que funcionam como uma armadura para proteger o animal. Eles dormem em cavernas, em buracos nas árvores ou no solo, ou em troncos 
Quando ameaçados, os porcos-espinhos podem grunhir ou bater as patas traseiras como sinal de perigo. Eles também arrepiam os espinhos e os agitam. Eles se desprendem facilmente e podem atingir a pele do inimigo.
O porco-espinho se alimenta basicamente de vegetais. Alguns gostam de comer as camadas sob a casca das árvores outros comem raízes e frutas.
Vamos criar no nosso porco espinho?
Essa proposta é muito simples e rápida de preparar. É uma atividade ótima para estimular a concentração, a motricidade fina. Além disso, é divertida e um desafio!
Material:
  • Escorredor de macarrão
  • Macarrão do tipo espaguete 

Assistam o vídeo do passo a passo e mãos à obra!
Participação Especial: Isabelly
Texto:Escola Britannica.
Music by: Lovable_clow_sit_com  Youtube (Ferramentas de Criação) 
Todo dia uma proposta diferente para que as famílias possam brincar e interagir com seus bebês e crianças. Para ver todas propostas tem que correr lá no Classroom!!!
 Ficamos sempre muito felizes com a interação de vocês!
Indicação de leitura disponível no Google Classroom.