Olá famílias!!!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiESJzlo-9F2lGdqsKemzZQbUScYDpeTcTvDGKFpqBNycE6qwMTwwlcPCckRpbKSmUDUs_o54AgRNiBczhBqgenqnPvE09_WL8CfLg1q00ylV2tayhoEsuW4YdgvQY9MZkPg72JtAdVhwE/w200-h200/p.jpg)
A história de hoje retrata uma menina muitíssimo especial com suas sapequices e gostos peculiares. Esse movimento de simplicidade contribui com a edificação de um modelo para elaboração da identidade positiva na infância, sobretudo das meninas negras. A obra explora aspectos cotidianos de uma garotinha e suas experiências identitárias.
Valorizando e apresentando literaturas que valorizem as relações étnico-raciais, e combatendo o racismo tão presente em nossa sociedade, assim como orienta o Documento Currículo da Cidade: Educação Infantil. – São Paulo SME / COPED –, 2019. 1. A escola como espaço social da esfera pública – 1.4.1 Educação para as Relações Étnico-Raciais (p. 46):
“[...] Um modo muito efetivo de enfrentar esse desafio na Educação Infantil é ofertar às crianças representações gráficas, literárias, científicas que contemplem essa diversidade, para que encontrem nos textos lidos personagens que protagonizem diferentes histórias. Dessa forma, bebês e crianças se reconhecem em suas identidades e podem compreender a diversidade étnica e racial do mundo como uma grandeza de experiências e possibilidades [...]”
Também como relata: (OLIVEIRA, Thiara Cruz de; ARAUJO, Débora Oyayomi de – [1*]):
“Cabe afirmar, portanto, que “Cada um com seu jeito, cada jeito é de um” propõe a abordagem de uma protagonista visivelmente negra que retira esse corpo negro da órbita de uma infância comum, situando-a como atuante desse espaço, em que vive conforme os direitos básicos de toda criança no Brasil – outrora negado, inclusive, nas próprias narrativas literárias. Luanda sinaliza a possibilidade de uma infância negra que tenha autoestima construída individual e coletivamente, analisando cada traço e fazendo da negritude a vivência plena”.
Fontes:Ótimo momento em família!!!
Abraços.... Professora Regiane e Professora Cinthia
Music by: Fun Activity Montage
(https://www.youtube.com/audiolibrary/music?nv=1) Youtube (Ferramentas de Criação) Craig MacArthur – The_Ord_RV.mp3
https://br.pinterest.com/sw-shell.html
DIAS, Lucimar Rosa. Cada um com seu jeito, cada jeito é de um. Campo Grande, MS: Editora Alvorada, 2012.
(1*) http://www.letras.ufmg.br/literafro/resenhas/infanto-juvenil/1150-lucimar-rosa-dias-cada-um-com-seu-jeito-cada-jeito-e-de-um
Indicação de leitura disponível no Google Classroom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário