Olá famílias! Neste mês das crianças vamos recordar alguns momentos felizes que passamos juntos com nossos pequenos, pois ser criança é ser feliz sem motivo! É brincar, aprender e sorrir o dia todo. É desfrutar a vida a todo momento, sem passar por fases ruins. É enxergar uma realidade pura e genuína que nenhum adulto consegue ver. É encarar o joelho ralado como o maior problema da vida. Um feliz Dia/Mês das Crianças para todos que sabem aproveitar a vida !!!
Saudades de todos...
Indicação de leitura disponível no Google Classroom.
Olá alunos e familiares!!!! Hoje vamos matar a saudade e comemorar o dia/mês das crianças com um vídeo preparado com todo carinho para vocês!!!! Com a Pandemia nós ficamos um pouco afastados na forma física porém, continuamos nossos encontros de forma virtual, propondo atividades e vocês nos dando a devolutiva. Conseguimos evoluir de forma diferente, mas falta uma coisinha muito importante que é a afetividade aquela que podemos nos abraçar, dar um colinho, um aconchego..... E muito mais...... Se estivéssemos na escola estaríamos realizando muitas brincadeiras e atividades em comemoração ao dia das crianças. Como não podemos estar lá, vamos matar um pouquinho da saudade relembrando momentos especiais que passamos juntos!!!
A saudade "tá" apertando o coração, mas em breve nos encontraremos!!!!
Indicação de leitura disponível no Google Classroom.
A nossa proposta de hoje é uma brincadeira muito legal com a música “Lavadeira”.
A música faz parte da rotina do CEI Veleiros e, além de divertir também é uma forma das crianças se expressarem e auxilia no desenvolvimento da oralidade, da imaginação e da coordenação motora, através dos gestos.
Separem uma peça de roupa ou um pedaço de tecido, chamem a família e vamos brincar de lavar roupa com essa divertida música!
Até a próxima!!!
Professoras Mayra e Merces.
Fontes:
Imagem: Google https://www.significadodossonhosonline.com/sonhar-com-roupas-no-varal/
Edição do vídeo: Aplicativo Inshot
Música: Lavadeira – Mônica Pinheiro.
Indicação de leitura disponível no Google Classroom
Hoje vamos apresentar um pouco da nossa rotina pedagógica de 2020 no curto período em que estivemos juntos presencialmente no CEI Veleiros com nossos pequenos e, também como se constroem os percursos de aprendizagens significativas de bebês e crianças no cotidiano em que estão inseridos, tendo em vista que as aprendizagens ocorrem à todo momento, nas unidades de ensino, nas residências, nos parques, e outros espaços. Aproveitaremos este momento para acalentar um pouquinho a saudade que estamos da nossa turminha, dos espaços e das experiências que o CEI Veleiros nos proporciona.
Se cuidem!!!! Estamos com saudades!!!!
Beijos e abraços Profª Regiane e Profª Cinthiaaa
Fontes: https://www.google.com/ Music by: Fun Activity Montage (https://www.youtube.com/channel/UCxfzyJ-HvEZbGmubAmfcsfQ) Youtube (Ferramentas de Criação) Craig MacArthur – Winner_Winner_Funky_Chicken_Dinner https://www.google.com/search?q=fotos%20campos%20de%20experiencias%20na%20educa%C3%A7%C3%A3o%20infantil%20BNCC&tbm=isch&hl=pt-BR&hl=pt-BR&tbs=rimg%3ACZYej73FrqEMYRjXIJH1PsZw&sa=X&ved=0CCMQuIIBahcKEwigxJ618vLrAhUAAAAAHQAAAAAQFw&biw=1686&bih=760#imgrc=-IPTpl_IfpMLfM&imgdii=n4PlWbJdQn-L-M https://www.google.com/search?q=campos+de+experi%C3%AAncia+da+educa%C3%A7%C3%A3o+infantil+bncc&client=firefox-b-d&tbm=isch&source=iu&ictx=1&fir=iwLhRc83Uq323M%252Cf2wGEX49z6zJ7M%252C_&vet=1&usg=AI4_-kRte6L0RKwJ6SofRu8jAxZwu5_Asw&sa=X&ved=2ahUKEwjkyvr4qPDrAhUBIbkGHdzfCIwQ9QF6BAgDEEo&biw=1024&bih=654#imgrc=8W9f0x-z555XkM https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/58/o-que-sao-os-campos-de-experiencia-da-educacao-infantil https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/58/o-que-sao-os-campos-de-experiencia-da-educacao-infantil http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil/os-campos-de-experiencias http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil/os-campos-de-experiencias https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/58/o-que-sao-os-campos-de-experiencia-da-educacao-infantil https://www.google.com/search?q=campos+de+experi%C3%AAncia+da+educa%C3%A7%C3%A3o+infantil+bncc&client=firefox-b-d&tbm=isch&source=iu&ictx=1&fir=iwLhRc83Uq323M%252Cf2wGEX49z6zJ7M%252C_&vet=1&usg=AI4_-kRte6L0RKwJ6SofRu8jAxZwu5_Asw&sa=X&ved=2ahUKEwjkyvr4qPDrAhUBIbkGHdzfCIwQ9QF6BAgDEEo&biw=1024&bih=654#imgrc=8W9f0x-z555XkM https://studio.youtube.com/channel/UCQyTssWYzZ2iagQT89tp_WA
Indicação de leitura disponível no Google Classroom.
“Esta prática pretendeu estimular a oralidade, a criatividade e a reflexão por diferentes aspectos da linguagem, ampliando sensivelmente as possibilidades de comunicação, criando apreço pela leitura e despertando o interesse pela escrita, por meio de situações em que a criança possa expressar suas emoções, brincando e criando com as palavras, permitindo fluir sua imaginação.”
Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2017.
O trabalho com poemas e poesias ajuda a sensibilizar as crianças em relação ao mundo cultural e suas diversas formas de expressão. As poesias promovem o apreço pela leitura e mexe com o imaginário da criança, levando-a a expressar desejos, sentimentos.
Sugerimos a leitura para bebês e crianças do poema da Cecilia Meirelles:
Isto ou aquilo
1. Ou isto ou aquilo
Ou se tem chuva e não se tem sol ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel, ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão, quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa estar ao mesmo tempo em dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce, ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo … e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo, se saio correndo ou fico tranquilo.
Mas não consegui entender ainda qual é melhor: se é isto ou aquilo
A autora transmite a seus leitores uma lição importante: Estamos sempre fazendo escolhas.
Assistam também o vídeo criado pela turma do Quintal da Cultura que interpreta o poema.
Todo dia uma proposta diferente para que as famílias possam brincar e interagir com seus bebês e crianças. Para ver todas propostas tem que correr lá no Google Sala de Aula!!!
Ficamos sempre muito felizes com a interação de vocês!
Visando o hábito de alimentação saudável e a interação da família no ato de fazer o seu alimento, nossa proposta é a receita de um bolo de cenoura para fazermos e saborearmos com a família.
Vejam os ingredientes:
3 cenouras raladas
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
3 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó
1 xícara de óleo
Aproveite o momento para propiciar a criança o conhecimento dos ingredientes, com seu cheiros, sabores e texturas.
Participação Especial da Maria Eduarda filha da professora Mariana e aluna do CEI VELEIROS.
Indicação de leitura disponível no Google Classroom.
Esta sugestão de atividade das Professoras Fernanda e Karin contribui para ampliação do repertório de movimentos, no caso, o lançamento é o mais predominante e relações espaciais. Vocês podem utilizar bolinhas pequenas, aviãozinho de papel, entre outros objetos que a criança consiga arremessar e passar pelo círculo vazado no papel. Considerar o tamanho da criança para fixar a cartolina, colocar numa altura da qual ela possa efetivamente brincar proporcionando a ela um desafio.
Materiais: uma
cartolina ou qualquer outro tipo de papel com um círculo vazado no meio, fita
adesiva, bolinhas pequenas, pode ser de meia e/ou aviãozinho de papel.
Compartilhe com a
gente esse momento!
Boa diversão!
Fotos caseiras
Indicação de leitura disponível no Google Classroom.
Informações de participação e horários:Todos os alunos, pais e/ou responsáveis receberão o convite por e-mail com o link e horário para a participação.
Entrar com o Google Meet nas datas e horários de acordo com as turmas:
Na brincadeira de hoje podemos fazer várias vozes para ninguém adivinhar que somos nós, muito conhecida de todos e fácil de brincar sabe qual é a brincadeira? Gato mia!!!! Não disse que era fácil!!! Dá pra ser feita em qualquer lugar!!!
Prof.Fabiana
Papai ou mamãe não se esqueçam de fazer o registro dessa atividade, vamos fazer um portfólio da quarentena, pode ser um desenho, um vídeo, a criatividade é de vocês!!!
Gato mia
Instruções:
- Uma criança ou um adulto esconde o rosto. (É o capitão)
- Escolher uma criança ou um adulto para miar. (É o gato)
- Os participantes cantam a música e a pessoa escolhida como gato, mia.
- O capitão tenta adivinhar quem miou.
- SENHOR CAPITÃO
PRESTE BEM ATENÇÃO!
NÃO VÁ SE ENGANAR
QUANDO O GATO MIAR!
- MIA GATO!
- MIAU...
Tem um vídeo que mostrará para vocês como fazer!!!
O Dia das Crianças é uma data comemorada em diferentes países. De acordo com a história e o significado da comemoração, cada país escolhe uma determinada data e certos tipos de celebração para lembrar de seus menores. Ao mesmo tempo, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) convencionou o dia 20 de novembro para se comemorar o dia das crianças. A escolha desta data se deu porque nesse mesmo dia, no ano de 1959, o UNICEF oficializou a Declaração dos Direitos da Criança.Nesse documento, se estabeleceu uma série de direitos válidos a todas as crianças do mundo como alimentação, amor e educação. No caso brasileiro, a tentativa de se padronizar uma data para as crianças aconteceu algumas décadas antes. Em 1923, a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, aproveitando a recente realização do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia essa nova data comemorativa. No dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças. Entretanto, a data não se tornou uma unanimidade imediata. Somente em 1955, a data começou a ser celebrada a partir de uma campanha de marketing elaboradapor uma indústria de brinquedos chamada Estrela. Primeiramente, Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da empresa, lançou a chamada “Semana do Bebê Robusto”. O sucesso da campanha logo atraiu a atenção de outros empresários ligados à indústria de brinquedos. Com isso, lançaram uma campanha publicitária promovendo a “Semana da Criança” com o objetivo de alavancar as vendas. Os bons resultados fizeram com que esse mesmo grupo de empresários revitalizassem a comemoração do “12 de outubro” criado pelo deputado Galdino. Dessa forma, o Dia das Crianças passou a incorporar o calendário de datas comemorativas do país.SOUSA, Rainer Gonçalves. "A origem do Dia das Crianças"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/dia-das-criancas/a-origem-dia-das-criancas.htm. Acesso em 04 de outubro de 2020.
Para o CEI Veleiros, todos os dias são das crianças!!!
Saudades!!!!
Indicação de leitura disponível no Google Classroom.
Essa atividade desenvolve a coordenação motora, saltar, pular, andar estimula o desenvolvimento sonoro e auditivo ampliando o repertório das palavras, enriquecendo o imaginário e valorizando a expressão do próprio corpo.
Vamos brincar?
Indicação de leitura disponível no Google Classroom.