“Esta prática pretendeu estimular a oralidade, a criatividade e a reflexão por diferentes aspectos da linguagem, ampliando sensivelmente as possibilidades de comunicação, criando apreço pela leitura e despertando o interesse pela escrita, por meio de situações em que a criança possa expressar suas emoções, brincando e criando com as palavras, permitindo fluir sua imaginação.”
Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2017.
O trabalho com poemas e poesias ajuda a sensibilizar as crianças em relação ao mundo cultural e suas diversas formas de expressão. As poesias promovem o apreço pela leitura e mexe com o imaginário da criança, levando-a a expressar desejos, sentimentos.
Sugerimos a leitura para bebês e crianças do poema da Cecilia Meirelles:
Isto ou aquilo
1. Ou isto ou aquilo
Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo em dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo …
e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranquilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo
A autora transmite a seus leitores uma lição importante: Estamos sempre fazendo escolhas.
Assistam também o vídeo criado pela turma do Quintal da Cultura que interpreta o poema.
Todo dia uma proposta diferente para que as famílias possam brincar e interagir com seus bebês e crianças. Para ver todas propostas tem que correr lá no Google Sala de Aula!!!
Ficamos sempre muito felizes com a interação de vocês!
Referência bibliográfica: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/educacao-infantil/
Indicação de leitura disponível no Google Classroom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário