Olá famílias e crianças!
Os movimentos que consideram o desenvolvimento das habilidades socioemocionais na vida escolar não são nem um pouco baseados em “achismos”. Existem estudos nacionais e internacionais que comprovam e mostram que indivíduos que adquiriram este aprendizado se mostraram adultos bem mais equilibrados, produtivos, com interações sociais mais saudáveis entre outros. Uma formação sistematizada inclui reconhecer os próprios sentimentos, regular a intensidade das emoções, desenvolver a capacidade para resolver problemas, relacionar-se com os outros positivamente. A escola está atenta e exerce um papel importante no desenvolvimento das habilidades socioemocionais como garante a Base Nacional Comum Curricular - Ministério da Educação (BNCC) e, na cidade de São Paulo com Currículo da Cidade : Educação Infantil. – São Paulo : SME / COPED, 2019.
Em casa também podemos garantir essas vivências. A brincadeira de hoje proposta pelas professoras Ivonete e Mariana está relacionada com o tema autoconhecimento e empatia presentes nos documentos citados acima. E dá para fazer isso através de jogos e brincadeiras. A brincadeira do Sofá do Elogio trata de focar no que o outro gosta, nas suas qualidades, validando-as , podendo fortalecer a autoestima e as relações dentro da família. A sugestão fala do “sofá” mas as famílias poderão adaptar o local usando uma cadeira, uma roda sentados no chão, no quintal, ou seja, de acordo a criatividade de vocês.
Esperamos que gostem e aproveitem. Conte-nos depois como foi. Abraços.
Fontes: São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica.Currículo da cidade : Educação Infantil. – São Paulo : SME / COPED, 2019http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/51927.pdf página 42.http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/195-competencias-socioemocionais-como-fator-de-protecao-a-saude-mental-e-ao-bullying
Indicação de leitura disponível no Google Classroom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário