sexta-feira, 5 de junho de 2020

Alimentação

Olá, que bom ter vocês aqui!
Quando tudo isso passar nós adultos vamos lembrar que não foi um momento fácil. Mas as crianças vão lembrar dos momentos que puderam passar com suas famílias, das brincadeiras, das conversas, das histórias contadas, das receitas que fizeram juntos. 
Hoje vamos falar sobre a alimentação e como ela pode ser prazerosa e divertida.
A educação alimentar das crianças requer tempo, atenção, paciência, persistência e criatividade.
Vamos para algumas dicas para incentivar as crianças a desenvolverem uma alimentação saudável em casa.
  • Dê o exemplo: criar uma rotina alimentar que inclui frutas, legumes, verduras e água consumindo-os na companhia deles, têm mais facilidade em introduzir esses alimentos.
  • Ambiente: Em casa, é importante definir o horário das refeições. Ficar ao lado das crianças, fazendo as refeições juntos e à mesa e buscando evitar distrações como TV, smartphones ou tablets. Aproveitar a proximidade para conversar com seus filhos, reforçar os aprendizados do dia, contar histórias e se divertirem juntos também.
  • As crianças na cozinha: Convide seus filhos para estar na cozinha enquanto você prepara as refeições e use este momento para mostrar como são feitos cada um dos pratos e deixar que as crianças coloquem a mão na massa também. Apresentar as várias cores, texturas e outras características dos alimentos usados. Vale também levar seus filhos com você para a feira ou supermercado, transformando a oportunidade em uma aula divertida sobre a origem de cada alimento (legumes, frutas, verduras, entre outros).
  • Pratos divertidos: Você pode até mesmo transformar cada alimento ou prato em um personagem, nomeá-lo e inventar uma história para ele e comer será algo bem mais espontâneo e divertido!
  • Seguem exemplos de alguns pratos divertidos, use sua imaginação e crie você também!

Google imagens
Google imagens
Google imagens








E para os bebês?
Falar sobre alimentação no desenvolvimento infantil sem lembrar a amamentação é uma falha. A ciência já comprovou que o leite humano conta com proteínas que são altamente benéficas para as conexões cerebrais. Além disso, a criança passa a receber anticorpos da mãe, o que impede o aparecimento de infecções que poderiam surgir.
Na dúvida, consulte o pediatra: Nunca deixe de consultar o pediatra para se informar acerca da saúde das crianças.
Segue uma sugestão de leitura divertida e uma música animada para ser realizada com as crianças.
Atividade: Criação de rotina e estímulo a alimentação saudável na infância + vídeo Turma da Natureza, Ana e as frutas. 
Objetivo: Propor um diálogo com os pais e responsáveis sobre alimentação em todas as idades. O vídeo infantil que conta a história da Ana e as frutas seria uma ferramenta para os pais e responsáveis utilizarem com as crianças e tem o objetivo de desenvolver o imaginário e a oralidade Despertando o lado lúdico da alimentação ao criar empatia com a “Ana”. Cumprindo a orientação dos documentos Trilhas de aprendizagem educação infantil – 0 a 3 e o Currículo da Cidade de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário