sexta-feira, 26 de junho de 2020

Coordenação motora

Prof.Heloir
Prof.Fabiana
Olá crianças!
Olá famílias!
Hoje vamos falar de algo muito importante: o desenvolvimento motor de nossas crianças.
Para as inúmeras aprendizagens, o corpo das crianças precisa estar estruturado no tempo e no espaço, desenvolvendo movimentos organizados, amplos, como correr, pular, saltar, dançar, etc. e, também movimentos finos: desenhar, amassar, recortar. Esse processo de desenvolvimento motor já começa no ato de brincar. Na brincadeira a criança expressa sentimentos, suas necessidades, constrói o seu mundo e também suas referências de vivências.
Os objetos que dispomos em casa podem se transformar em possibilidades e grandes descobertas nas mãos de bebês e crianças sejam pela textura, o cheiro ou pelo barulho. Esses objetos estimulam a curiosidade, proporcionam descobertas prazerosas, acabam virando brinquedos não estruturados capazes de proporcionar para a criança um faz de conta cheio de imaginação e criatividade. (Trilhas de Aprendizagem: brincadeiras e interações para crianças de 0 a 3 anos -pág.23)
Embasado nesse pensamento montamos um vídeo onde sugerimos atividades de coordenação motora fina que podem ser desenvolvidas com objetos comuns que utilizamos em casa. No primeiro momento deixem as crianças explorarem da forma que quiserem os objetos e só depois apresentem como fazer.
  • Atividade/Brincadeira com pregador e utensílios de cozinha ou caixa de papelão: Nela trabalhamos o movimento de pinça (mais na frente muito importante no ato de escrever e desenhar) e o fortalecimento dos dedinhos da criança.
  • Atividade/Brincadeira com tampinhas de garrafa pet e tubo de papelão: trabalhamos a coordenação motora fina, cores, conceitos: cheio/vazio etc.A imaginação dá conta do resto.
DICAS DE SEGURANÇA:
  • Lave bem todos os objetos utilizados. Lembre-se que crianças adoram colocar tudo na boca;
  • Cuidado com objetos pontiagudos ou cortantes;
  • Principalmente não deixe crianças pequenas brincando sem a supervisão de um adulto.
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Trilhas de aprendizagens: brincadeiras e interações para crianças de 0 a 3 anos.-São Paulo: SME/COPED,2020;
Programas/edição de imagens: Inshot e VideoShow;
Música: O jacaré foi passear lá na lagoa.
Indicação de leitura disponível no Google Classroom.

5 comentários:

  1. Parabéns meninas ... o Henrique continua dançando bastante por aqui tem se exercitado bastante kkkkk irei fazer essa atividade com ele ! Postarei assim que eu fizer ! Um beijo ! Se cuidem !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia Ariane!!! Bom saber que nosso pequeno está bem, melhor ainda é poder compartilhar com vocês esses momentos em família. Estaremos sempre por aqui...até mais!Se cuidem!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigada! Bom saber que gostaram...Tudo preparado com muito carinho e pensando nas nossas crianças!

      Excluir
  3. Obrigada! Tudo preparado e pensado com muito carinho para nossas crianças!

    ResponderExcluir