quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Berçário II B

Olá famílias e crianças! 

Finalizando as sugestões de atividades do berçário II B para 2020.

Divirtam-se !



Brinquedos e Brincadeiras.

Para nós, educadores da infância, as melhores INTERAÇÕES acontecem nas BRINCADEIRAS, pois consideramos o brincar como uma linguagem infantil. Sim! Os bebês e crianças BRINCAM para se comunicar e interagir com o mundo! São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação - Coordenadoria Pedagógica. Trilhas de aprendizagens: brincadeiras e interações para crianças de 0 a 3 anos. – São Paulo : SME /COPED, 2020.

As orientações dos documentos institucionais estão relacionados com as oportunidades do brincar, já que as crianças desde seus primeiros anos de vida estão muito interessadas em conhecer e se comunicar com as pessoas e o universo ao seu redor, visto que por meio das explorações corporais e da musicalidade, elas vivenciam momentos que são sempre de muito prazer e diversão, em razão de que sua natureza ativa e curiosa. Logo, a sugestão de brincadeira além de favorecer a utilização de qualquer espaço da residência é um jogo usado como forma de valorizar a diversidade, pois traz a cultura de outras regiões na linguagem das crianças. A brincadeira “Amarelinha Africana”, propicia de forma lúdica o desenvolvimento da coordenação motora e da cooperação, devido a ser um jogo que não há vencedores ou perdedores, mas sim momentos de muita diversão entre todos os participantes! 
Segue o vídeo onde nossa convidada Kiara, filha de uma amiga da Professora Regiane, demonstra o quanto é divertida essa brincadeira entre todos os participantes!

Vamos conhecer um pouco sobre esta “africantiga”: Olelê Moliba Makasí” é uma cantiga africana – uma “africantiga” -, do povo que vive à beira do rio cassai, no coração da África. Na época da cheia, quando as águas do rio sobem, quem mora as margens precisa migrar para os lugares mais altos. Os meninos e as meninas aprendem a canção para então entrar nos barcos e partir, cheios de coragem”. (SIMÕES, Fábio. Olelê uma cantiga da África. Editora Melhoramentos. São Paulo, 2015).
 “Quando consideramos a educação infantil, com que olhar pensamos e refletimos as histórias dos bebês e das crianças em geral, e as histórias de crianças negras, indígenas ou imigrantes em particular? é preciso atentar para a formação identitária na educação infantil, uma vez que se trata de crianças de 0 a 6 anos de idade. É no contexto das diversas formas de socialização que as diferenças negativadas ou positivadas se estabelecem e despertam os sentimentos de rejeição ou empatia em relação aos pares. É preciso ter atenção sobretudo ao racismo implícito, contido no tom da voz, no toque, no olhar, na brincadeira, nas brigas e nos xingamentos. O reconhecimento e a atenção a essa questão [...]”. 
(Currículo da Cidade: Educação Infantil. – São Paulo: SME / COPED, 2019, p.44). 
Após o documento das diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil, as propostas pedagógicas das escolas de educação infantil devem ser orientadas e fundamentadas nos seguintes princípios: Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades. Políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática. Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais. (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil /Secretaria de Educação Básica – Brasília: MEC, SEB, 2010, p.16). 
Esta proposta propicia as crianças conhecer a história desta cantiga africana, apresentando o universo da narrativa, promovendo o gosto e o hábito à leitura; amplia as experiências sociais desenvolvendo a imaginação, capacidade de escuta. Também estimula a valorização e o respeitos as diferentes etnias-raciais, desenvolve a coordenação psicomotora, desenvolve e estimula a criatividade, amplia o repertório musical e o gostos por diferentes ritmos musicais, além de potencializar a linguagem oral. 
Vamos aprender a montar o chocalho de chuva?
Para isso contaremos com a participação especial do pequeno Ayslan (neto da coordenadora pedagógica Lúcia. 
Materiais: grãos de arroz, ou de milho, ou de feijão, garrafa pet, palitos de dente, funil, colher, fita adesiva. 
É importante deixar as crianças explorarem os materiais e a criatividade artística no momento de decorar as garrafas pet. 
Com as garrafas pet decoradas, utilize como auxílio uma colher e um funil para colocar os grãos e os palitos de dentes dentro das garrafas pet. O adulto deverá auxiliar os pequenos neste momento. 
Depois de colocar os grãos e os palitos de dente, o adulto deverá fechar bem as garrafas pet. 
Para maior segurança o adulto poderá vedar a tampa com fita adesiva.
Agora é só se divertir ao som da “afrocantiga Olelê Maliba Makasí”, como nosso convidado especial Ayslan fez neste vídeo.....
Estamos com saudades!!!!Professoras Regiane e Cinthia

Segue link do vídeo no YouTube da “afrocantiga Olelê Maliba Maliba Makasí” https://www.youtube.com/watch?v=wIeM4PM7aZwFontes:

https://br.pinterest.com/pin/322570392053071008/
https://www.youtube.com/watch?v=UShqtIUWHuo
https://www.youtube.com/watch?v=mmfJhgM4Ywg
https://www.youtube.com/watch?v=CuPpEn5weTM&t=40s
https://www.youtube.com/watch?v=7pdocnvK7eQ
https://www.youtube.com/watch?v=TLeBxC4u__4
https://www.tempojunto.com/2015/10/16/15-i
deias-criativas-para-fazer-instrumentos-musicais-com-criancas/
https://www.artecompapel.com/wp/como-fazer-instrumentos-musicais-com-garrafa-pet/
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. MEC, SEB, Brasília: 2017. Disponível em:< http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>.
SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Currículo da Cidade. Educação Infantil. São Paulo: 2019. Disponível em: <https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/10/cc-educacao-infantil.pdf>.
SIMÕES, Fábio. Olelê uma cantiga da África. Editora melhoramento. São Paulo, 2015.
Trilhas de aprendizagens: brincadeiras e interações para crianças de 0 a 3 anos. – São Paulo: SME / COPED, 2020.
Music by: Fun Activity Montage (https://www.youtube.com/audiolibrary/music?nv=1) Youtube (Ferramentas de Criação) Craig MacArthur – Divine_Live_Society.mp3
https://www.youtube.com/watch?v=wIeM4PM7aZw


Indicação de leitura disponível no Google Classroom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário